ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS SOBRE A PRESERVAÇÃO DE LOCAL DE CRIME E A CADEIA DE CUSTÓDIA NA ATIVIDADE POLICIAL MILITAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.3956Palavras-chave:
Local de crime. , Cadeia de custódia, Polícia Militar.Resumo
A Preservação de Local de Crime e a Cadeia de Custódia são fundamentais para a elucidação de crimes e a responsabilização dos autores, sendo que os vestígios colhidos no local de crime poderão se tornar elementos de prova, revelando a participação e a conduta dos autores. Porém, quando não são adotadas as medidas procedimentais para garantir a integralidade dos objetos recolhidos no local, ocorre um erro que poderá prejudicar a responsabilização do autor de um crime. Advogados têm buscado desqualificar a prova a fim de absolver o seu cliente, gerando dúvida na forma de coleta, armazenamento e transporte do elemento arrecadado, demonstrando dúvida na sua integralidade ou ainda indicando que, dessa forma, o elemento recolhido tenha sido manipulado. Quando não se responsabiliza um criminoso por um erro procedimental, aumenta-se o sentimento de impunidade, pois espera-se que a Polícia aja de forma técnica e profissional. Nos confrontos armados, as equipes policiais militares devem estar capacitadas para realizarem os procedimentos de preservação do local de crime e a arrecadação de vestígios e provas, os quais serão fundamentais para apuração dos fatos, demonstrando a legitimidade da ação, bem como o profissionalismo das equipes policiais na preservação e integralidade das provas. O desenvolvimento da atividade policial de forma técnica e responsável, na área da segurança pública, contribuiu com o sistema jurídico, garantindo que os elementos de prova colhidos no local de crime, possam subsidiar a decisão do juízo, demonstrando a credibilidade das instituições policiais.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União,. Rio de Janeiro, 31 dez. 1940.
BRASIL. Decreto lei nº 1.001, de 21 de outubro de 1969. Código Penal Militar. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/Decreto-Lei/Del1001.htm>. Acesso em: 08 jun. 2023.
BRASIL. Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de Outubro de 1941. Código de Processo Penal. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689.htm>. Acesso em: 15 ago 2023.
BRASIL. Decreto-Lei nº 1.002, de 21 de outubro de 1969. Código de Processo Penal Militar. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del1002.htm>. Acesso em: 12 ago. 2023.
PMPR. Diretriz nº 028/2022–PM/3. Procedimentos em situações de intervenção policial, com o uso de força letal e preservação de locais de crimes, que demandam a realização de exames periciais.
SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, “Apostila Curso Cadeia de Custódia de Vestígios Noções Básicas.” SEGEN, Brasil, 2021.
SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, “Apostila Curso Local de Crime: Polícia Judiciária.” SEGEN, Brasil, 2022.
SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, “Apostila Curso Local de Crime: Isolamento, Preservação-Noções Básicas.” SEGEN, Brasil, 2022.
SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, “Apostila Curso Polícia Judiciária Militar: Atuação em Crimes Militares.” SEGEN, Brasil, 2021.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.