MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL EM PEQUENAS EMPRESAS: CASO DE ESTUDO DO SUPERMERCADO ARREIOU
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.3968Palavras-chave:
Capital Intelectual; Capital humano; ConhecimentoResumo
A presente pesquisa teve como objectivo geral avaliar o impacto da mensuração do capital intelectual em pequenas empresas, concretamente no Supermercado Arreiou. Com efeito, apresentam-se os seguintes objectivos específicos: Ilustrar o conceito de capital intelectual; Perceber a importância do capital humano no desenvolvimento das organizações; Conhecer as vantagens do capital intelectual e a importância do conhecimento no crescimento do Supermercado Arreiou. A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica e estudo de caso, o tipo de abordagem fora quantitativa, com a técnica de inquérito. No capitalismo, o conhecimento humano é considerado como uma das ferramentas essenciais para o alcance dos objectivos organizacionais. O capital intelectual facilita o aprendizado, estimula a criatividade, desenvolve a capacidade individual e do grupo, e gera um diferencial de competência para a obtenção de vantagem competitiva para no Supermercado Arreiou. A mensuração do capital intelectual gera informações importantes para os gestores e auxilia na tomada de decisões a respeito de clientes, pessoal e investimentos.
Downloads
Referências
Aguillar, F.H. (2006). Direito econômico: do direito nacional ao direito supranacional. São Paulo: Atlas.
Antunes, M.T.P. (2000). Capital Intelectual. São Paulo: Atlas.
Antunes, M.T.P. (2007). Capital Intelectual. 2.ª ed. São Paulo: Atlas
Berger, P.L., Luckmann, T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2004.
Crawford, R. (1994). Na era do capital humano: o talento, a inteligência e o conhecimento como forças económicas, seu impacto nas empresas e nas decisões de investimento. São Paulo: Atlas.
Dobarro, S. (2001). A importância da Qualidade no atendimento. Lins: Faculdade Salesianos de Lins.
Edvinsson, L., Malone, M. S. (1998). Capital intelectual. São Paulo: Makron Books.
Feigenbaum. A. V. (1994). Controle da Qualidade Total: Gestão e Sistemas. Volume I. São Paulo: Makron Books.
Iudícibus, S. de. (1997). Teoria da contabilidade. 5.ª ed. São Paulo: Atlas.
Martins, E. (1972). Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas.
Moreira, A. & Souza, G. (2011). Organização e gestão de empresas. 4ª ed. Brasília: Atlas.
Paiva, S. B. (1999). O capital intelectual e a contabilidade: o grande desafio no alvorecer do 3° milênio. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.
Raupp, E. H. (2001). A Contabilidade e o valor real das empresas mediante identificação dos valores internos. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.
Sá, A. L. de. (2000). Ativo Intangível e potencialidades dos capitais. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.
Santos, A. dos. (2000). Desmistificando o capital intelectual na contabilidade. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.
Souza, A. D. de. (2000). Avaliação do capital intelectual: um caso prático. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.
Stewart, T. A. (1998). Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus.
Straioto, D. M. G. (2000). A contabilidade e os ativos que agregam vantagens superiores e sustentáveis de competitividade – o capital intelectual. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.
Sveiby, K. E. (1998). A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus.
Wernke, R. (2002). Considerações acerca dos métodos de avaliação do capital intelectual. Brasília: Revista Brasileira de Contabilidade.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.