MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL EM PEQUENAS EMPRESAS: CASO DE ESTUDO DO SUPERMERCADO ARREIOU

Autores

  • Maria Isabel dos Santos Rodrigues António Universidade Lusiada de Angola
  • João Maria Funzi Chimpolo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.3968

Palavras-chave:

Capital Intelectual; Capital humano; Conhecimento

Resumo

A presente pesquisa teve como objectivo geral avaliar o impacto da mensuração do capital intelectual em pequenas empresas, concretamente no Supermercado Arreiou. Com efeito, apresentam-se os seguintes objectivos específicos: Ilustrar o conceito de capital intelectual; Perceber a importância do capital humano no desenvolvimento das organizações; Conhecer as vantagens do capital intelectual e a importância do conhecimento no crescimento do Supermercado Arreiou. A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica e estudo de caso, o tipo de abordagem fora quantitativa, com a técnica de inquérito. No capitalismo, o conhecimento humano é considerado como uma das ferramentas essenciais para o alcance dos objectivos organizacionais. O capital intelectual facilita o aprendizado, estimula a criatividade, desenvolve a capacidade individual e do grupo, e gera um diferencial de competência para a obtenção de vantagem competitiva para no Supermercado Arreiou. A mensuração do capital intelectual gera informações importantes para os gestores e auxilia na tomada de decisões a respeito de clientes, pessoal e investimentos.

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Biografia do Autor

  • Maria Isabel dos Santos Rodrigues António, Universidade Lusiada de Angola

    Universidade Lusiada de Angola

  • João Maria Funzi Chimpolo

    Doutorado em Administração de Empresas, pela Atlantic International University Honolulu, Havai.

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Publicado

03/10/2023

Como Citar

MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL EM PEQUENAS EMPRESAS: CASO DE ESTUDO DO SUPERMERCADO ARREIOU . (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4103968. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.3968