MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL EM PEQUENAS EMPRESAS: CASO DE ESTUDO DO SUPERMERCADO ARREIOU

Autores

  • Maria Isabel dos Santos Rodrigues António Universidade Lusiada de Angola
  • João Maria Funzi Chimpolo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.3968

Palavras-chave:

Capital Intelectual; Capital humano; Conhecimento

Resumo

A presente pesquisa teve como objectivo geral avaliar o impacto da mensuração do capital intelectual em pequenas empresas, concretamente no Supermercado Arreiou. Com efeito, apresentam-se os seguintes objectivos específicos: Ilustrar o conceito de capital intelectual; Perceber a importância do capital humano no desenvolvimento das organizações; Conhecer as vantagens do capital intelectual e a importância do conhecimento no crescimento do Supermercado Arreiou. A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica e estudo de caso, o tipo de abordagem fora quantitativa, com a técnica de inquérito. No capitalismo, o conhecimento humano é considerado como uma das ferramentas essenciais para o alcance dos objectivos organizacionais. O capital intelectual facilita o aprendizado, estimula a criatividade, desenvolve a capacidade individual e do grupo, e gera um diferencial de competência para a obtenção de vantagem competitiva para no Supermercado Arreiou. A mensuração do capital intelectual gera informações importantes para os gestores e auxilia na tomada de decisões a respeito de clientes, pessoal e investimentos.

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Biografia do Autor

Maria Isabel dos Santos Rodrigues António, Universidade Lusiada de Angola

Universidade Lusiada de Angola

João Maria Funzi Chimpolo

Doutorado em Administração de Empresas, pela Atlantic International University Honolulu, Havai.

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Publicado

03/10/2023

Como Citar

dos Santos Rodrigues António, M. I., & Funzi Chimpolo, J. M. (2023). MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL EM PEQUENAS EMPRESAS: CASO DE ESTUDO DO SUPERMERCADO ARREIOU . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4103968. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.3968