A PROFISSÃO DO PROFESSOR: ENTRE O MARCO LEGAL E A REALIDADE VIVIDA NO IFAM CAMPUS COARI-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3984

Palavras-chave:

Profissão docente. Desenvolvimento profissional docente. Desafios profissionais.

Resumo

O presente artigo apresenta os desafios para o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) no Campus Coari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM), tanto no que se refere ao estrito cumprimento da legislação que ampara a carreira do professor, quanto no cumprimento dos deveres funcionais. Neste estudo, objetivamos compreender os principais fatores que implicam nas dificuldades para o trabalho docente e que influenciam no desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, resultado do Projeto de Conclusão do Curso Técnico (PCCT) em Administração, na modalidade subsequente, realizado no Campus Coari. Foram coletados dados por intermédio de entrevistas junto aos professores do Campus, observação da realidade local, estudo do marco legal relativo à profissão docente, além de estudo teórico nos campos da formação de professores e gestão de pessoas. O trabalho trouxe reflexões e inquietações diversas sobre o exercício da docência em contextos complexos como o IFAM e o município de Coari.

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Biografia do Autor

Juliete Sombra de Souza

Discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, campus Coari. Graduanda em Psicologia na Faculdade FAMETRO - Coari-AM.

Claudio Afonso Peres

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, campus Coari. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

13/09/2023

Como Citar

de Souza, J. S., & Peres, C. A. (2023). A PROFISSÃO DO PROFESSOR: ENTRE O MARCO LEGAL E A REALIDADE VIVIDA NO IFAM CAMPUS COARI-AM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e493984. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3984