A PROFISSÃO DO PROFESSOR: ENTRE O MARCO LEGAL E A REALIDADE VIVIDA NO IFAM CAMPUS COARI-AM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3984Palavras-chave:
Profissão docente. Desenvolvimento profissional docente. Desafios profissionais.Resumo
O presente artigo apresenta os desafios para o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) no Campus Coari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM), tanto no que se refere ao estrito cumprimento da legislação que ampara a carreira do professor, quanto no cumprimento dos deveres funcionais. Neste estudo, objetivamos compreender os principais fatores que implicam nas dificuldades para o trabalho docente e que influenciam no desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo qualitativo, resultado do Projeto de Conclusão do Curso Técnico (PCCT) em Administração, na modalidade subsequente, realizado no Campus Coari. Foram coletados dados por intermédio de entrevistas junto aos professores do Campus, observação da realidade local, estudo do marco legal relativo à profissão docente, além de estudo teórico nos campos da formação de professores e gestão de pessoas. O trabalho trouxe reflexões e inquietações diversas sobre o exercício da docência em contextos complexos como o IFAM e o município de Coari.
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