EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO I: O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO MÉTODO DE ENSINO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3987Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Recursos Tecnológicos. Gamificação.Resumo
Este artigo descreve a vivência no Estágio Supervisionado em Computação I do curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas. O estágio é uma etapa crucial na formação de futuros professores, conectando teoria e prática para refletir sobre métodos de ensino e transformar a aprendizagem. Realizado no Núcleo de Ensino Superior de Careiro, focando no uso de recursos tecnológicos e metodologias inovadoras. Dividido em observação, coparticipação e regência, o estágio proporciona uma experiência completa no ambiente escolar. Durante a regência, uma proposta didática de gamificação foi desenvolvida para tornar o ensino de História mais atrativo. O uso do aplicativo QR Code e da gamificação revelou resultados positivos, promovendo uma abordagem dinâmica e envolvente para o aprendizado. A interação entre teorias educacionais e práticas tecnológicas é enfatizada para enriquecer a experiência de aprendizado. O estágio oferece aos futuros educadores oportunidades de observar profissionais experientes, explorar áreas de atuação e refletir sobre suas escolhas de carreira. Isso contribui para o crescimento profissional, preparando-os para enfrentar desafios educacionais com base sólida. O foco na integração de recursos tecnológicos visa capacitar os professores a orientarem os alunos no uso eficaz das ferramentas tecnológicas. As experiências do estágio destacam a importância da interação entre professores e alunos, além do uso eficiente da tecnologia no ensino. Essas vivências enriquecedoras moldam professores competentes e prontos para abordar os desafios da educação contemporânea.
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