USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA MELHORAR O APRENDIZADO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I – CONTRIBUIÇÃO PARA ESCOLA PÚBLICA EM CAREIRO-AM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.3996Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem. Metodologia Ativas. Matemática.Resumo
Este trabalho tem por finalidade auxiliar docentes e discentes no que se refere ao uso de Metodologias Ativas para o melhoramento do aprendizado da matemática para alunos de uma escola pública do interior do Amazonas. Através de observações, constatou-se grande defasagem no conhecimento da matemática, principalmente no período pós pandemia, onde vários fatores contribuíram para que o ensino aprendizagem fosse prejudicado, fazendo-se necessário um olhar mais profundo para a problemática. Com uma visão voltada para o caso e na proposição de soluções, o presente projeto propõe o uso das metodologias ativas que tendem a ampliar os conhecimentos matemáticos através do uso da gamificação, de plataformas digitais e de aplicativos como ferramentas pedagógicas que possam gerar um melhor aprendizado aos alunos nesse componente curricular com ênfase nas quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão), que são a base da matemática. A proposta em questão foi construída para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, que, após experienciar o estágio em uma Escola Pública nesse nível de ensino, no município de Careiro-AM, detectou-se as dificuldades dos alunos e a necessidade de desenvolver nos alunos um novo ponto de vista em relação à matemática, vendo-a não só como um componente curricular, mas como algo que faz parte de suas vidas e que, através de ambientes digitais, aplicativos e jogos voltados para matemática, auxilie no processo cognitivo em expansão e assim corroborar no processo de ensino aprendizagem da matemática despertando no discente o prazer de aprender.
Downloads
Referências
ABNT.ABNT, NBR. 6023–Informação e Documentação–Referências–Elaboração. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro, Brasil, 2002.
ALVES, Dieime Machado; DOS SANTOS CARNEIRO, Raylson; DOS SANTOS CARNEIRO, Rogerio. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O USO DE JOGOS DIGITAIS NAS AULAS COMO MOTIVADORES DA APRENDIZAGEM. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 3, p. 146-164, 2022.
COUTINHO, Clara; LISBÔA, Eliana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para a educação no século XXI.Revista de Educação. v. XVIII, n. 1, p. 5-22. 2011.
DOS SANTOS, Lupi et al. Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: mapeamento de produções científicas. Revista de Educação Matemática (REMat), v. 19, n. 1, p. 1-13, 2022.
DA SILVA, Reury Rabynne Alves; COUTINHO, Ana Emília Victor Barbosa. O uso da plataforma Khan Academy para o ensino de matemática no Brasil: um mapeamento sistemático. RENOTE, v. 18, n. 2, p. 101-110, 2020.
MANOEL DA SILVA, Marcos; KEMCZINSKIA, Avanilde; DOS SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz. O uso das metodologias ativas nas áreas de matemática e ciência da computação: um mapeamento sistemático da literatura. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 15, n. 1, p. 36-46, 2022.
PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2016.
PEREIRA, Silvanis dos Reis Borges; DOS SANTOS, George França. Um olhar crítico sobre a qualidade do acesso à internet, da interatividade e a qualidade da aprendizagem. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 9, p. 202-211, 2019.
PEREIRA, Maria da Conceição; SILVA, Tânia Maria da. O Uso da Tecnologia na Educação na Era Digital. Revista Saberes em Rede, Cuiabá-MT, n. 3, p. 85-94, jul./dez., 2013
PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Studying teaching, p. 1-8, 1972.
REZENDE, Denis Alcides. Planejamento de Sistemas de Informação E Informática: Guia Prático Para Planejar a Tecnologia Da Informação Integrada Ao Planejamento Estratégico Das Organizações. Editora Atlas SA, 2000.
ROMANELLO, Laís Aparecida. O celular como recurso didático nas aulas de Matemática: a visão do professor. Encontro Brasileiro de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 20, 2016.
VEIGA, André Barroso da. Produção de recursos educacionais digitais para o ensino técnico em audiovisual. 2019.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.