O CONCEITO DE PESSOA E A PERSPECTIVA EDUCACIONAL DE KAROL WOJTYLA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.403Palavras-chave:
Pessoa, Personalismo, Ser humano, EducaçãoResumo
Considerando a pessoa humana como único ser capaz de se debruçar reflexivamente sobre a própria vida, o presente artigo procura conciliar a filosofia tradicional com alguns caminhos traçados no pensamento atual, principalmente o da vertente fenomenológica e responder ao questionamento: os constructos Wojtylianos sobre pessoa humana possui relevância capaz de ajudar a perspectiva educacional? O presente artigo buscou evidenciar os fundamentos do pensamento de Karol Wojtyla, mostrando ser possível conhecer a amplitude humana através de seus atos, possibilitando o acesso à interioridade do ser humano. Desse modo, definiu-se como objetivo correlacionar o conceito antropológico, no âmbito dos estudos da Filosofia e Antropologia, evidenciando com base nestes estudos o contributo para Educação. Trata-se de uma análise descritiva, com revisão bibliográfica, apoiada nos diversos resultados, mostrando que se faz necessário a compreenção da pessoa humana em sua integralidade para que seja preconizado um modelo atualizado, íntegro e fidedigno de quem é o homem.
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