A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4034

Palavras-chave:

Kahoot, Ensino de matemática, Ensino Fundamental II

Resumo

Este trabalho explora como a plataforma Kahoot pode auxiliar no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. As atividades foram realizadas em uma escola no interior do Amazonas, durante o Estágio Supervisionado em Computação I. A metodologia utilizada foi qualitativa, coletando dados das experiências dos alunos para implementar eficientemente o Kahoot como ferramenta de aprendizagem. Os resultados foram obtidos a partir das anotações do caderno de campo. A pesquisa demonstrou que o uso de tecnologias, especialmente as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), pode contribuir de maneira lúdica e espontânea no processo de ensino-aprendizagem, enquanto o Kahoot se destaca por sua abordagem dinâmica, interativa e empolgante, tornando as aulas mais divertidas e eficazes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleiciely da Silva Guimarães

    Acadêmica de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

     

  • Ronem Matos Lavareda Filho

    Mestre em Inform´´atica pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

  • Cássia Cardoso de Menezes

    Acadêmica de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Rodrigo de Oliveira Peres

    Acadêmico de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Referências

COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, p. 603-610, 2015.

DE SOUSA, Francisca Genifer Andrade; FERNANDES, Francisca Risolene. Ensino de Matemática na interface com as novas tecnologias: perspectivas docentes. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-16, 2021.

FREITAS, Fabiana Martins de; MARTINS, Fabíola da Cruz. NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O KAHOOT. VI Congresso Nacional da Educação, 2019.

MESQUITA, Fabriny Aparecida Souza; BUENO, Alexandre Martins Ferreira. A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: REVISÃO ACERCA DO USO DA PLATAFORMA KAHOOT! NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 1, n. 1, 2023.

PITOMBEIRA, José Roberto de Sales et al. O Kahoot no ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020.

Downloads

Publicado

30/09/2023

Como Citar

A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104034. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4034