A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4034Palavras-chave:
Kahoot, Ensino de matemática, Ensino Fundamental IIResumo
Este trabalho explora como a plataforma Kahoot pode auxiliar no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. As atividades foram realizadas em uma escola no interior do Amazonas, durante o Estágio Supervisionado em Computação I. A metodologia utilizada foi qualitativa, coletando dados das experiências dos alunos para implementar eficientemente o Kahoot como ferramenta de aprendizagem. Os resultados foram obtidos a partir das anotações do caderno de campo. A pesquisa demonstrou que o uso de tecnologias, especialmente as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), pode contribuir de maneira lúdica e espontânea no processo de ensino-aprendizagem, enquanto o Kahoot se destaca por sua abordagem dinâmica, interativa e empolgante, tornando as aulas mais divertidas e eficazes.
Downloads
Referências
COSTA, Sandra Regina Santana; DUQUEVIZ, Barbara Cristina; PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, p. 603-610, 2015.
DE SOUSA, Francisca Genifer Andrade; FERNANDES, Francisca Risolene. Ensino de Matemática na interface com as novas tecnologias: perspectivas docentes. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-16, 2021.
FREITAS, Fabiana Martins de; MARTINS, Fabíola da Cruz. NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA UTILIZANDO O KAHOOT. VI Congresso Nacional da Educação, 2019.
MESQUITA, Fabriny Aparecida Souza; BUENO, Alexandre Martins Ferreira. A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: REVISÃO ACERCA DO USO DA PLATAFORMA KAHOOT! NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 1, n. 1, 2023.
PITOMBEIRA, José Roberto de Sales et al. O Kahoot no ensino da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.