DO FÍSICO AO DIGITAL: REPENSANDO A GESTÃO DOCUMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITACOATIARA - AM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4045Palavras-chave:
Gestão documental, Digitalização, Escolas municipaisResumo
Neste estudo, exploramos a gestão documental escolar no contexto de Itacoatiara-AM, com foco na digitalização e disponibilização de documentos. Através de questionários aplicados aos profissionais da área de documentação em escolas municipais, identificamos uma receptividade positiva à transição do formato físico para o digital, devido aos benefícios percebidos, como a redução de espaço físico. Os principais desafios destacados incluem a agilidade na manutenção de dados e a proteção das informações dos alunos. As necessidades prementes compreendem a agilização da busca e recuperação de documentos, juntamente com a melhoria na organização e armazenamento do acervo. Para enfrentar essas questões, é fundamental considerar como a gestão documental pode aprimorar a interação entre escola, alunos e pais. Além disso, a transição para o sistema digital requer planejamento meticuloso, levando em conta os desafios identificados e assegurando a segurança das informações. O estudo enfatiza a relevância da digitalização e disponibilização de documentos nas escolas municipais de Itacoatiara-AM, oferecendo orientações cruciais para estratégias eficazes que atendam às necessidades reais da comunidade educativa. Baseando-se nos resultados obtidos em duas escolas da rede municipal, Maria Nira e Jamel Amed, o estudo traça um caminho para modernizar a gestão documental, almejando otimizar a eficiência e transparência nos processos educacionais. Este estudo ilumina as potencialidades da tecnologia na transformação da gestão documental escolar, visando aprimorar a experiência de todos os envolvidos.
Downloads
Referências
ARRIADA, Eduardo; TAMBARA, Elomar; TEIXEIRA, Vanessa Barrozo. Acervos escolares: espaço de salvaguarda e preservação do patrimônio histórico-educativo. Revista Didática Sistêmica, v. 14, n. 2, p. 15-29, 2012.
CRUZ, Felipe Henrique Santos da. Ações de digitalização em acervos documentais em escolas públicas: uma revisão bibliográfica. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
DE ALBUQUERQUE BARROS, Flávia Cristina et al. Plantação de digitalização de documentos e processos na unidade de secretaria escolar da Escola de Saúde Pública de Pernambuco– ESPPE. 2013.
FREITAS, Carla Regina; KNAUSS, Paulo. Usos eletrônicos do passado: digitalização de documentos e política de arquivos. Patrimônio e Memória, v. 4, n. 2, p. 3-16, 2007.
HEUSER, Carlos Alberto. Projeto de banco de dados: Volume 4 da Série Livros didáticos informática UFRGS. Bookman Editora, 2009.
MARTINS, José C.; BELFO, Fernando. Métodos de Investigação Qualitativa-Estudos de Casos na Investigação em Sistemas de Informação. Proelium-Revista da Academia Militar, v. 14, p. 39-71, 2010.
MEDEIROS, R. H. (jun de 2004). Arquivos escolares: breve introdução a seu conhecimento. (14). Campinas, SP, Brasil: Revista HistedBR. Disponivel em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/artigos/arquivos-escolares-breve-introducao-a-seu-conhecimento. Acesso em: 29.05.2023
NEGREIROS, Leandro Ribeiro. Sistemas eletrônicos de gerenciamento de documentos arquivísticos: um questionário para escolha, aplicação e avaliação. 2007.
PONTES, Neusa; SANTANA, Yanara Dorado; CALUNGA, António Baptista. A gestão documental em instituições escolares: diretrizes para o desenho de um sistema de gestão electrónica de documentos escolares. Bibliotecas. Anales de investigación, v. 16, n. 1, p. 23-45, 2021.
RAABE, André; POHLMANN FILHO, Omer. Estudo comparativo entre sistemáticas de digitalização de documentos: formatos HTML e PDF. Ciência da Informação, v. 27, p. 300-310, 1998.
ROSENFELD, L. ; MORVILLE, P. Information Architecture for the Word Wide Web. 3ed. Sebastopol: O’Reilly, 2006.
SILVA, Edelson Correia. Desenvolvimento de requisitos de sistema de gestão documental: o caso das escolas estaduais de Mato Grosso no Brasil. 2017. Tese de Doutorado.
SPRAGUE JR., R. H. (mar. de 1995). Electronic document management: Challenges and opportunities for Information systems managers. 19(1), pp. 29-49. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/249710>. Acesso em: 29.05.2023
TRIVIÑOS, Augusto N. Silva. Entrevista semi-estruturada como técnica de coleta de informações. Introdução à pesquisa em ciências sociais, p. 145-158, 1987.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico.24. ed. Cortez editora, 2017.
WERLE, Flávia Obino Corrêa. Documentos escolares: impactos das novas tecnologias. História da educação, v. 6, n. 11, p. 77-96, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.