PREVENÇÃO AO BULLYING EM ESCOLAS PÚBLICAS: ANÁLISE DAS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO NO RIO DE JANEIRO (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4097

Palavras-chave:

Bullying, Escolas públicas, Gestão Pública, Administração Pública

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar a implementação e os efeitos das medidas preventivas contra o bullying em escolas públicas do Rio de Janeiro (RJ), visando compreender sua eficácia na redução das ocorrências e no bem-estar dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e natureza aplicada, lançando mão de questionário eletrônico, que contou com 42 profissionais da educação. Além disso, obteve-se resposta da Secretaria de Educação para 10 questões sobre as medidas de prevenção e enfrentamento ao bullying. Como limitação, o estudo enfrentou demora na autorização para visita em unidades escolares, extrapolou o cronograma do estudo, impedindo a observação direta e a entrevista presencial com professores. Os resultados revelaram intervenções da gestão municipal, incluindo capacitação de professores e ações de conscientização sobre diferentes formas de violência, abrangendo diretamente o combate ao bullying.

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Biografia do Autor

Yasmin Moura de Macedo

Graduanda do Bacharelado em Administração Pública. Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Volta Redonda (RJ). Universidade Federal Fluminense (UFF).

Thaysa Graciana Nelvo

Graduanda do Bacharelado em Administração Pública. Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Volta Redonda (RJ). Universidade Federal Fluminense (UFF).

Iuri Pires da Silva

Graduando do Bacharelado em Administração Pública. Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Volta Redonda (RJ). Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

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Publicado

28/09/2023

Como Citar

Macedo, Y. M. de, Nelvo, T. G., & Silva, I. P. da. (2023). PREVENÇÃO AO BULLYING EM ESCOLAS PÚBLICAS: ANÁLISE DAS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO NO RIO DE JANEIRO (RJ). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(9), e494097. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4097