PREVENÇÃO AO BULLYING EM ESCOLAS PÚBLICAS: ANÁLISE DAS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO NO RIO DE JANEIRO (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i9.4097Palavras-chave:
Bullying, Escolas públicas, Gestão Pública, Administração PúblicaResumo
O estudo teve como objetivo avaliar a implementação e os efeitos das medidas preventivas contra o bullying em escolas públicas do Rio de Janeiro (RJ), visando compreender sua eficácia na redução das ocorrências e no bem-estar dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e natureza aplicada, lançando mão de questionário eletrônico, que contou com 42 profissionais da educação. Além disso, obteve-se resposta da Secretaria de Educação para 10 questões sobre as medidas de prevenção e enfrentamento ao bullying. Como limitação, o estudo enfrentou demora na autorização para visita em unidades escolares, extrapolou o cronograma do estudo, impedindo a observação direta e a entrevista presencial com professores. Os resultados revelaram intervenções da gestão municipal, incluindo capacitação de professores e ações de conscientização sobre diferentes formas de violência, abrangendo diretamente o combate ao bullying.
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