A VOZ DOS NÚMEROS: REPRESENTAÇÕES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) SOB A PERSPECTIVA DAS CONCEPÇÕES HEGEMÔNICAS E CONTRA HEGEMÔNICAS

Autores

  • Roquebaldo Ribeiro Soares
  • Débora Araújo Leal

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4135

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Evasão Escolar, Concepções Hegemônicas e Contra Hegemônicas

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, trata de garantir o acesso e a permanência ao ensino fundamental a todos, também aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar em idade própria, nesse sentido este artigo tem como objetivo analisar possíveis estratégias, a partir de pressupostos teóricos e metodológicos a identificação das causas de evasão escolar na EJA. A justificativa pauta-se na ênfase da função escolar como prática educacional e social, partindo da preocupação principal em se entender os motivos que levam muitos alunos a abandonarem os estudos, quando muito se fala e se discute em sala de aula sobre a importância dos estudos na sociedade. Adotou-se a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico pautada nos seguintes autores e dispositivos legais: Freire (1989, 1996, 2011); Gadotti (2003); Arroyo (2007); Soares (2004); Tardif (2002) além da Constituição Federal de 1988, LDB de 1996, os PCN, Resoluções e Decretos direcionados a EJA. Foi realizado também a observação direta da realidade escolar e social da comunidade assim como a aplicação de questionários, viabilizando a construção de um estudo de caso. A evasão escolar se constitui um grande desafio para docentes da EJA, que precisam construir conhecimentos significativos dentro de sua formação profissional e da aprendizagem do aluno para diminuir a incidência desse acontecimento socioeducacional nas escolas brasileiras.

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Biografia do Autor

Roquebaldo Ribeiro Soares

Doutor em Educação pela Emill  Brunner World University, Mestre em Educação pela Emill  Brunner World University, Professor da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Débora Araújo Leal

Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA, Reitora da Educaler University – USA.

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Publicado

13/10/2023

Como Citar

Ribeiro Soares, R., & Araújo Leal, D. (2023). A VOZ DOS NÚMEROS: REPRESENTAÇÕES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) SOB A PERSPECTIVA DAS CONCEPÇÕES HEGEMÔNICAS E CONTRA HEGEMÔNICAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104135. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4135