A VOZ DOS NÚMEROS: REPRESENTAÇÕES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) SOB A PERSPECTIVA DAS CONCEPÇÕES HEGEMÔNICAS E CONTRA HEGEMÔNICAS

Autores

  • Roquebaldo Ribeiro Soares
  • Débora Araújo Leal

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4135

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Evasão Escolar, Concepções Hegemônicas e Contra Hegemônicas

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, trata de garantir o acesso e a permanência ao ensino fundamental a todos, também aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar em idade própria, nesse sentido este artigo tem como objetivo analisar possíveis estratégias, a partir de pressupostos teóricos e metodológicos a identificação das causas de evasão escolar na EJA. A justificativa pauta-se na ênfase da função escolar como prática educacional e social, partindo da preocupação principal em se entender os motivos que levam muitos alunos a abandonarem os estudos, quando muito se fala e se discute em sala de aula sobre a importância dos estudos na sociedade. Adotou-se a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico pautada nos seguintes autores e dispositivos legais: Freire (1989, 1996, 2011); Gadotti (2003); Arroyo (2007); Soares (2004); Tardif (2002) além da Constituição Federal de 1988, LDB de 1996, os PCN, Resoluções e Decretos direcionados a EJA. Foi realizado também a observação direta da realidade escolar e social da comunidade assim como a aplicação de questionários, viabilizando a construção de um estudo de caso. A evasão escolar se constitui um grande desafio para docentes da EJA, que precisam construir conhecimentos significativos dentro de sua formação profissional e da aprendizagem do aluno para diminuir a incidência desse acontecimento socioeducacional nas escolas brasileiras.

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Biografia do Autor

  • Roquebaldo Ribeiro Soares

    Doutor em Educação pela Emill  Brunner World University, Mestre em Educação pela Emill  Brunner World University, Professor da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

  • Débora Araújo Leal

    Pós - Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA, Reitora da Educaler University – USA.

Referências

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Publicado

13/10/2023

Como Citar

A VOZ DOS NÚMEROS: REPRESENTAÇÕES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) SOB A PERSPECTIVA DAS CONCEPÇÕES HEGEMÔNICAS E CONTRA HEGEMÔNICAS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104135. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4135