PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV): O QUE OS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL SABEM A RESPEITO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4137

Palavras-chave:

Educação formal, Educação sexual, Ensino de virologia, Educação básica

Resumo

A educação formal ocorre em espações escolares regidos por legislação especifica. Integrante desse processo podemos citar a biologia como componente curricular comum em todos os sistemas de ensino no Brasil. O objetivo do ensino de biologia é formar cidadãos conhecedores dos processos biológicos de âmbito micro e macroscópico. A educação sexual compõe parte dessa formação com intuito de fornecer informações sobre as infecções sexualmente transmissíveis, suas consequências, possibilidades terapêuticas e profiláticas. O papilomavírus humano é uma partícula viral sexualmente transmissível, disseminada mundialmente, altamente infecciosa e negligenciada. O presente estudo partiu da seguinte arguição: qual o nível de conhecimento dos estudantes de uma escola pública em tempo integral sobre o patógeno em questão? Os resultados apontaram que A maioria dos discentes participantes do presente estudo não trazem consigo informações sobre o patógeno e profilaxia em questão, obtidas no ensino fundamental para o ensino médio, possibilitando a permanência e sucesso de ideias pseudocientíficas e de senso comum sobre o HPV. Essa carência de informação sobre a temática abordada torna os discentes mais vulneráveis ainda a contração e agravamento de patologias associadas ao HPV, como o câncer na coorte feminina e masculina.

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Biografia do Autor

  • Wellington Fernando da Silva Júnior

    Pontifica Universidade Católica do Paraná.

  • Danieli Aline Cigolini Ruzza

    Escola Pública Estadual Dom Bosco.

  • Irma Rocha de Mendonça

    Escola Pública Estadual Dom Bosco.

  • Enelisia Rodrigues Ramos

    Escola Pública Estadual Dom Bosco.

  • Islandia Silva Pereira

    Escola Pública Estadual Dom Bosco.

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07/10/2023

Como Citar

PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV): O QUE OS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL SABEM A RESPEITO?. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104137. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4137