A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO E DO DESENVOLVIMENTO NA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4152Palavras-chave:
Gestão de Pessoas, Treinamento, DesenvolvimentoResumo
Com as constantes mudanças, as organizações públicas e privadas estão modificando seus conceitos em relação à gestão de pessoas e percebendo que o ser humano é o recurso mais importante, uma vez que as pessoas são relevantes na construção das competências organizacionais e no alcance dos objetivos e das metas. Assim, as instituições estão buscando formas eficientes e eficazes de atuação que lhes permitam o uso adequado dos recursos e a melhoria na prestação de seus serviços para enfrentar os constantes desafios. Funcionário ineficiente é um dos fatores que contribui para as organizações não alcançarem resultados satisfatórios. Os profissionais quando são treinados, motivados e engajados irão apresentar capacidades gerenciais para agilizar os processos e reduzir os gastos administrativos. O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do treinamento e do desenvolvimento organizacional na gestão de pessoas na administração pública. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema. Assim, verificou-se que, as pessoas têm uma importância crucial nas organizações e devem ser capacitadas e preparadas para atender os interesses da organização, seja ela pública ou privada. O treinamento e o desenvolvimento pessoal proporcionado pela gestão de pessoas são fundamentais para as instituições garantirem a produtividade e competitividade, pois visam à melhoria do conhecimento, habilidades e atitudes do indivíduo.
Downloads
Referências
ARAUJO, Luis Cesar G. Gestão de Pessoas: Estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.
ARAUJO, L. C.; GARCIA, A. A. Gestão de Pessoas: Estratégias e Integração Organizacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BOHLANDER, G.; SNELL, S. Administração de Recursos Humanos. 4. ed. São Paulo: Congage Learning, 2009.
BOHLANDER, George; SNELL, Scott A.; SHERMAN, Arthur. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
BOOG, Gustavo G. Manual de Treinamento e Desenvolvimento: Um guia de operações. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2006.
BORGES-ANDRADE, Jairo E. et. al. Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho: Fundamentos para a gestão de pessoas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BOSQUETTI, M. A.; ALBUQUERQUE, L. G. Gestão estratégica de pessoas: visão do RH x visão dos clientes. XXIX Encontro da ANPAD (En ANPAD), 2005, Brasília. Anais. Brasília, XXXII En ANPAD, 2005.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 25 jul. 2017.
CARVALHO, E. Reengenharia na Administração Pública: A procura de novos modelos de gestão, Lisboa: ISCSP, 2001.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
______. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
______. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
______. Recursos Humanos: O Capital Humanos nas Organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas 8, 2004.
FRANÇA, A. C. L. Prática de Recursos Humanos: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. São Paulo: Atlas, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2001.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
MARCONDES, R. C. Desenvolvendo Pessoas: do Treinamento e Desenvolvimento à Universidade Corporativa. In: HANASHIRO, D. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. (org.), et al. Gestão do Fator Humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Altas, 2010.
MUCHINSKY, Paulo M. Psicologia Organizacional. Tradução: Ruth Gabriela Bahr. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
TACHIZAWA, Takeshy; FERREIRA, Victor Cláudio Paradela; FORTUNA, Antônio Alfredo Mello. Gestão com Pessoas: Uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.