ANALISANDO AS CONQUISTAS ALCANÇADAS PELOS PROFESSORES ORIENTADORES NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL NO PERÍODO DA PANDEMIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4156

Palavras-chave:

Estágio, Gestão Escolar, Professores Orientadores

Resumo

O estágio supervisionado na gestão educacional demanda o acompanhamento e orientação do professor orientador, objetivando orientar o estagiário em seu futuro campo de atuação. A demanda de trabalho que os professores orientadores assumem é ampla e complexa. Partindo desse pressuposto, surgiu a questão que norteou a presente pesquisa: quais as percepções dos professores orientadores de estágio em gestão educacional do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/Humaitá-AM, sobre o desenvolvimento deste componente curricular na formação do novo gestor? Para responder tal questão, traçamos como objetivo central, apresentar as impressões e as reflexões dos professores orientadores de Estágio Supervisionado na Gestão Educacional sobre desenvolvimento do estágio em gestão educacional na modalidade remota. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo utilizando a entrevista como instrumento de coleta de dados junto aos professores orientadores de estágio em gestão educacional do IEAA. Os resultados revelaram que o estágio não alcançou os mesmos índices de satisfação do estágio presencial, porém, não houve outra possibilidade de realização. No entanto, abriu espaço para confiança nos estagiários, pois não se sabia realmente se estavam acompanhando o trabalho da gestão escolar sob as plataformas eletrônicas. Outro ponto positivo destacado foi o desenvolvimento de novas metodologias, buscando melhor desempenho nas vias digitais e tornando-se mais flexíveis frente aos seus desafios do ensino remoto.

 

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Biografia do Autor

Sabrina dos Santos Lisboa

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, sobre o Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente- IEAA/ Humaitá-AM.

Simône de Oliveira Alencar

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) em Humaitá-AM.

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Publicado

09/10/2023

Como Citar

dos Santos Lisboa, S., & de Oliveira Alencar, S. (2023). ANALISANDO AS CONQUISTAS ALCANÇADAS PELOS PROFESSORES ORIENTADORES NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL NO PERÍODO DA PANDEMIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104156. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4156