EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4174

Palavras-chave:

Educação em saúde, Enfermagem, Sala de espera

Resumo

Objetivo: Evidenciar as experiências de cinco alunas de graduação em enfermagem na realização de ações educativas com a comunidade. Método: Relato descritivo reflexivo  de uma experiência com atividades de educação em saúde desenvolvidas de maio a junho de 2022 em uma Unidade Básica de Saúde de Uberlândia-MG, fundamentadas nas ideias pedagógicas de Paulo Freire. Resultados: Por meio da proposta de Freire, duas atividades que contemplavam temas de relevância foram elaboradas. A primeira foi realizada com gestantes com mais de 35 semanas de gestação, introduzida com jogos de mitos e verdades, cartas ilustrativas e simulação representativa do momento do parto. A segunda dinâmica envolveu um público alvo mais diverso, com crianças, adultos e idosos, sobre doenças respiratórias em destaque regional. Conclusão: As ações criadas pelo grupo possibilitaram a promoção da educação em saúde conforme as demandas da população da região, o desenvolvimento das atividades propiciou a agregação de conhecimentos à população. Implicações para a prática: As propostas realizadas permitem a ampliação de intervenções multiprofissionais durante a permanência do paciente na unidade de saúde, mesmo fora das consultas de rotina, considerando a capacidade de desenvolver uma educação em saúde desde o primeiro contato com a Rede de Atenção.

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Biografia do Autor

  • Karen Cristine Carvalho Moura

    Universidade Federal de Uberlândia.

  • Ester Lara Nunes de Souza

    Universidade Federal de Uberlândia.

  • Fernanda de Almeida Barbosa Flores

    Universidade Federal de Uberlândia.

  • Anna Beatriz Vilela Santos

    Universidade Federal de Uberlândia.

  • Hemilly Francisco Amaral

    Universidade Federal de Uberlândia.

  • Carla Denari Giuliani

    Universidade Federal de Uberlândia.

  • Gabriela Luiza da Silva

    Universidade Federal de Uberlândia.

  • Fabia Faria Silva

    Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

12/10/2023

Como Citar

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104174. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4174