EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNAS DA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4174Palavras-chave:
Educação em saúde, Enfermagem, Sala de esperaResumo
Objetivo: Evidenciar as experiências de cinco alunas de graduação em enfermagem na realização de ações educativas com a comunidade. Método: Relato descritivo reflexivo de uma experiência com atividades de educação em saúde desenvolvidas de maio a junho de 2022 em uma Unidade Básica de Saúde de Uberlândia-MG, fundamentadas nas ideias pedagógicas de Paulo Freire. Resultados: Por meio da proposta de Freire, duas atividades que contemplavam temas de relevância foram elaboradas. A primeira foi realizada com gestantes com mais de 35 semanas de gestação, introduzida com jogos de mitos e verdades, cartas ilustrativas e simulação representativa do momento do parto. A segunda dinâmica envolveu um público alvo mais diverso, com crianças, adultos e idosos, sobre doenças respiratórias em destaque regional. Conclusão: As ações criadas pelo grupo possibilitaram a promoção da educação em saúde conforme as demandas da população da região, o desenvolvimento das atividades propiciou a agregação de conhecimentos à população. Implicações para a prática: As propostas realizadas permitem a ampliação de intervenções multiprofissionais durante a permanência do paciente na unidade de saúde, mesmo fora das consultas de rotina, considerando a capacidade de desenvolver uma educação em saúde desde o primeiro contato com a Rede de Atenção.
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