PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA POLICIAL E BOMBEIRO MILITAR – PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA APLICADA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4233Palavras-chave:
prática docente; educação física; policial e bombeiro militar.Resumo
O estudo metodológico do ensino da educação física está difundido na literatura especialmente sob o prisma escolar. No ambiente de ensino policial e bombeiro militar poucos conteúdos explanam sobre metodologias ou práticas docentes na área focados na formação e instrução, e que direcionem o processo para os objetivos específicos destas profissões. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico, de natureza qualitativa. A pesquisa bibliográfica foi utilizada como recurso metodológico com o objetivo de conhecer e integrar os aspectos da metodologia de ensino superior, do ensino da educação física, do treinamento físico policial e bombeiro militar, e suas relações com a saúde e performance dos profissionais de segurança pública, propondo uma metodologia de ensino aplicada. Como resultado, apesar do entendimento de que mais estudos precisam ser direcionados para este tema, o qual apresenta imensa lacuna na literatura nacional, apresenta-se como proposta uma prática docente especializada, baseada em metodologias ativas e que possam produzir conhecimento, habilidades e atitudes nos profissionais, focando o ensino nas vertentes da saúde e da performance profissional, dentro da especificidade das capacidades e habilidades funcionais, projetando-se com contextualização, interdisciplinaridade e transversalidade.
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