ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PELO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4247

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Enfermagem Escolar, Serviços de Saúde Escolar

Resumo

Analisar as evidências nacionais e internacionais sobre a atuação do enfermeiro na educação e promoção em saúde escolar. Método: Estudo descritivo do tipo Revisão Integrativa de Literatura (RIL). Os dados foram coletados nas bases de dados PubMed, BVS e CINAHL. Foram selecionados 22 artigos e os dados foram processados por meio do software IRaMuTeQ. Os resultados foram apresentados por três meios: Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Resultados: Após o processamento obteve-se a formação de 3 classes, sendo: “O programa permite ao profissional liderar e desempenhar seu papel por meio da implementação da educação com as crianças”; “O problema do Bullying na vida do aluno está relacionado à sua saúde mental”; e “A escola é um recurso muito importante para integrar pai, profissionais e crianças em idade escolar”. O termo mais utilizado nos estudos foi “enfermeira escolar” sendo, ainda, a ponte com demais termos.  Conclusão: A atuação do enfermeiro é fundamental para a promoção e prevenção da saúde por meio de ações educativas, aumento do vínculo com a comunidade, fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Estratégia Saúde da Família (ESF), facilitar o acesso aos serviços de saúde e estímulo da assistência multidisciplinar.

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Biografia do Autor

Larissa Araújo da Silva

Enfermeira pela Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Ceilândia (FCE). Pós-graduanda em Auditoria em Saúde.

Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Enfermagem pela UFPB e Doutora em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta na Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília-FCE/UnB.

Mariana Silva da Costa Magalhães

Enfermeira graduada pela Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Ceilândia (FCE). Pós-graduanda em Enfermagem em Saúde da Família. Enfermeira de Família e Comunidade na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES - DF). Professora do curso superior de enfermagem no Centro Universitário Planalto do Distrito Federal-UNIPLAN-DF.

Gabriela Lopes da Silva Lustosa

Enfermeira, Mestre em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília (FCE/UnB). Graduada em Enfermagem pela FCE/UnB. Enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasil.

Laiane Medeiros Ribeiro

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Enfermagem pela UFRN e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Professora Associada I na Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília (FCE/UnB).

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Publicado

30/10/2023

Como Citar

Araújo da Silva, L., Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon, C., Silva da Costa Magalhães, M., Lopes da Silva Lustosa, G., & Medeiros Ribeiro, L. (2023). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PELO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): REVISÃO INTEGRATIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104247. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4247