ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PELO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4247

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Enfermagem Escolar, Serviços de Saúde Escolar

Resumo

Analisar as evidências nacionais e internacionais sobre a atuação do enfermeiro na educação e promoção em saúde escolar. Método: Estudo descritivo do tipo Revisão Integrativa de Literatura (RIL). Os dados foram coletados nas bases de dados PubMed, BVS e CINAHL. Foram selecionados 22 artigos e os dados foram processados por meio do software IRaMuTeQ. Os resultados foram apresentados por três meios: Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Resultados: Após o processamento obteve-se a formação de 3 classes, sendo: “O programa permite ao profissional liderar e desempenhar seu papel por meio da implementação da educação com as crianças”; “O problema do Bullying na vida do aluno está relacionado à sua saúde mental”; e “A escola é um recurso muito importante para integrar pai, profissionais e crianças em idade escolar”. O termo mais utilizado nos estudos foi “enfermeira escolar” sendo, ainda, a ponte com demais termos.  Conclusão: A atuação do enfermeiro é fundamental para a promoção e prevenção da saúde por meio de ações educativas, aumento do vínculo com a comunidade, fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Estratégia Saúde da Família (ESF), facilitar o acesso aos serviços de saúde e estímulo da assistência multidisciplinar.

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Biografia do Autor

  • Larissa Araújo da Silva

    Enfermeira pela Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Ceilândia (FCE). Pós-graduanda em Auditoria em Saúde.

  • Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon

    Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Enfermagem pela UFPB e Doutora em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta na Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília-FCE/UnB.

  • Mariana Silva da Costa Magalhães

    Enfermeira graduada pela Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Ceilândia (FCE). Pós-graduanda em Enfermagem em Saúde da Família. Enfermeira de Família e Comunidade na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES - DF). Professora do curso superior de enfermagem no Centro Universitário Planalto do Distrito Federal-UNIPLAN-DF.

  • Gabriela Lopes da Silva Lustosa

    Enfermeira, Mestre em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília (FCE/UnB). Graduada em Enfermagem pela FCE/UnB. Enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Brasil.

  • Laiane Medeiros Ribeiro

    Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestre em Enfermagem pela UFRN e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Professora Associada I na Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília (FCE/UnB).

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Publicado

30/10/2023

Como Citar

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PELO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): REVISÃO INTEGRATIVA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104247. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4247