A GESTÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4253

Palavras-chave:

Educação ambiental. Gestão escolar. Políticas públicas ambientais.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a conexão entre educação ambiental, gestão escolar e políticas públicas em duas escolas de Ensino Fundamental integrantes de rede municipal do município de Junqueiro/AL. O estudo realizado é do tipo descritivo, que teve como percurso metodológico o desenvolvimento de três etapas: levantamento bibliográfico, aplicação de questionários semiestruturado aos gestores das duas escolas escolhidas abordando sobre: Políticas públicas ambientais, Gestão escolar e Educação ambiental. A análise dos dados foi realizada com base nas três temáticas abordadas. Nos resultados obtidos foi constatado que os gestores das duas escolas trabalhadas têm percepção da importância da prática de educação ambiental no ambiente escolar, no entanto as escolas estudadas não efetivam práticas de educação ambiental sintonizadas com as políticas públicas ambientais e educacionais. O estudo realizado traz contribuições valiosas para reflexão sobre as práticas de educação ambiental sintonizadas com as políticas públicas e gestão escolar, a aplicação dessas práticas será refletida na sensibilização ambiental dos indivíduos da comunidade escolar e na conservação ambiental da unidade escolar e em seu entorno.

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Biografia do Autor

Allan Gomes dos Santos

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista nos Cursos de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFES/MEC), Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Graduado nos Cursos de Matemática (Licenciatura Plena) pela UNIR e em Pedagogia (Licenciatura Plena), também, pela UNIR. Técnico Superior em Tecnologia Naval pela Universidad Autónoma Técnica del Beni na Bolívia. Professor supervisor Programa PIBID/UFAL. Avaliador do projeto pelo programa PIBIC - 2020/CHAMADA DE PROJETOS 2020/2021. Professor do Programa CLIND/UNEAL (Curso de Licenciatura Indígena). Especialista avaliador em Processo Avaliativo dos Planos de Cursos Técnicos ofertados por Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES/SETEC). 

Maria de Lourdes da Silva

Pós-graduada em Educação e Meio Ambiente, pelo Instituto Federal de Alagoas - IF/AL. Especialista em DocentEPT, pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Especialização em Administração Escolar pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais -IPEMIG, graduada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica no Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC.

José Aparecido da Silva Gama

Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas, Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas e Mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento pela UFAL. Dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL).  Docente na área de Geografia com ênfase em Recursos Naturais e Meio Ambiente. Professor no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD - UAB IFAL, ministrando a disciplina Elementos de Geologia e Projetos Integradores.

Dário Luiz Nicácio Silva

Graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade Federal de Alagoas e mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas. Professor EBTT do Instituto Federal de Alagoas IFAL, campus MArechal Deodoro. Leciona no curso Superior de tecnologia em Gestão Ambiental IFAL disciplinas relacionadas à ciencia ambiental.

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Publicado

03/11/2023

Como Citar

Gomes dos Santos, A., da Silva, M. de L., da Silva Gama, J. A., & Nicácio Silva, D. L. (2023). A GESTÃO ESCOLAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE EM DUAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114253. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4253