ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DOMICILIAR NO CUIDADO A PACIENTES ONCOLÓGICOS EM ESTÁGIO TERMINAL: UMA BREVE REVISÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.426

Palavras-chave:

Enfermagem domiciliar; autocuidado; Cuidados Paliativos.

Resumo

O estudo objetiva abordar na literatura as várias práticas empregadas na assistência ao paciente oncológico terminal, e assim apontar as estratégias que a equipe de enfermagem vai aplicar para desempenhar uma melhoria na vida do paciente e seus familiares. Trata-se de um estudo do tipo revisão de literatura, de caráter integrativo qualitativo, na qual foi utilizado de métodos ativos de leitura e interpretação dos manuscritos, realizado entre março e julho de 2021.As etapas da produção do estudo se caracterizaram sequencialmente, pela escolha do tema, estabelecendo a problemática da pesquisa e questão norteadora, aplicando os critérios de elegibilidade e exclusão dos artigos, definição dos descritores em português e inglês, realizado uma busca nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Na assistência ao paciente oncológico terminal a educação familiar e incentivo ao autocuidado são bases para uma assistência eficaz e humanitária, e assim os profissionais de saúde exemplificam na pratica todo o seu conhecimento teórico acerca de métodos alternativos para promoção de bem estar, e ensina aos familiares, criando assim um ciclo continuo de ensino aprendizagem. Conclui-se que que é necessário um preparo da família e dos profissionais para lidar com a assistência ao paciente terminal, e assim desempenhar com êxito suas atividades, fornecendo alivio e bem estar ao paciente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Bruno Alves de Sousa Santos

Acadêmico do curso Bacharelado em enfermagem pela Faculdade de Educação São Francisco ,FAESF. ( 2018 - 2023 ). Ativo em projetos extracurriculares. Possui experiência como monitor em eventos Internacionais, Nacionais e Regionais.

Mateus Silva Soares, Faculdade de Educação São Francisco

Acadêmico do curso de Bacharel em Enfermagem na faculdade de Educação São Francisco - FAESF, na cidade de Pedreiras, no estado do Maranhão. Membro do Grupo de Estudo em Enfermagem Oncológica (GEEO) - UNIP(2021).

Suelen Visniewski Barbosa, Universidade Federal de Pelotas, UFPEL

Acadêmica do sétimo semestre do curso de graduação Bacharel em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista do Projeto de extensão de Práticas Integrativas e Complementares na rede de Atenção em Saúde.

Victor Guilherme Pereira da Silva Marques , Centro Universitário do Piauí - UNIFAPI

Graduando em enfermagem pelo centro universitário do Piauí, atualmente participo de três ligas acadêmicas, monitor do congresso de urgência e emergência e atuante em pesquisa científica.

Juliana Cantele Xavier, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa (2018- atual)

Jackson Cabral oliveira , Faculdade de Educação São Francisco- FAESF

Acadêmico do curso de Bacharel em Enfermagem na faculdade de Educação São Francisco - FAESF.

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

Alves de Sousa Santos, A. B., Silva Soares, M., Visniewski Barbosa, S. ., Pereira da Silva Marques , V. G., Cantele Xavier, J., & Cabral oliveira , J. . (2021). ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DOMICILIAR NO CUIDADO A PACIENTES ONCOLÓGICOS EM ESTÁGIO TERMINAL: UMA BREVE REVISÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26426. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.426