ESTRATÉGIAS DE ADESÃO AO TRATAMENTO PARA SÍFILIS EM GESTANTE UTILIZADAS PELO ENFERMEIRO DA ATENÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.430

Palavras-chave:

Sífilis, Gestante, Sífilis Congênita, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem em Saúde Pública

Resumo

Objetivo: Identificar as estratégias de adesão utilizadas por enfermeiros da atenção primária no tratamento de sífilis em gestantes. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada em setembro e outubro de 2020, nas bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE. Foi utilizada como estratégia de busca a combinação dos descritores:sífilis; gestante; sífilis congênita; atenção primária à saúde; enfermagem em saúde pública. Resultados: A partir da análise dos 14 artigos, foi possível elaborar um consolidado das estratégias utilizadas pelos enfermeiros, dentre elas: adoção de práticas educativas, campanhas de divulgação nacional, fluxograma em todas as unidades e educação permanente. Observou-se que apesar da ampla cobertura do pré-natal, a assistência recebida nem sempre é de qualidade. Conclusão: Há necessidade de evolução em questões de estratégias para o enfrentamento da sífilis gestacional e congênita. Recomenda-se mais incentivo para a educação permanente aos profissionais que prestam atendimento à população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra da Silva Santos, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

Enfermeira. Egressa do Centro Universitário Ritter dos Reis, Brasil

Camila Neumaier Alves, Centro Universit´ário Ritter dos Reis

Enfermeira. Doutora em ciências (UFPEL). Docente da escola de saúde Uniritter.

Raquel Malta Fontenele, Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem (EEAN/UFRJ). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde Coletiva da EEAN/UFRJ. Linha de pesquisa: avaliação de programas e projetos de saúde.

Downloads

Publicado

09/07/2021

Como Citar

Santos, A. da S. ., Alves, C. N., & Fontenele, R. M. (2021). ESTRATÉGIAS DE ADESÃO AO TRATAMENTO PARA SÍFILIS EM GESTANTE UTILIZADAS PELO ENFERMEIRO DA ATENÇÃO BÁSICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26430. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.430