A BUSCA DE INDICADORES DE EXCELÊNCIA NO ENADE: PRÁTICAS EXITOSAS NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO UNICEPLAC

Autores

  • Sebastião Ivaldo Carneiro Portela https://orcid.org/0000-0002-5053-1382
  • Gilmar Severino Lucena de Souza
  • Hélder Line Oliveira
  • Washington Fábio de Souza Ribeiro
  • Osmam Brás de Souto
  • Wilton Marinho Carneiro de Souza
  • Jorge Alberto dos Santos
  • Weverson Garcia Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4307

Palavras-chave:

Práticas Exitosas. ENADE. Tecnologias da Informação.

Resumo

As avaliações externas no ensino superior têm desempenhado um papel crucial na garantia da qualidade e no aprimoramento das instituições. O ENADE , como parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem despontado como elemento fundamental desse processo, uma vez que impacta na composição de outros indicadores de qualidade  institucional. No caso específico do Uniceplac, um centro universitário localizado no DF, ocorreu uma mobilização sistematizada pró-ENADE 2021 para melhorar o Conceito ENADE do curso de Sistemas de informações que havia sofrido uma redução no exame de 2017. As ações envolveram um conjunto de práticas consideradas exitosas, tanto do ponto de vista institucional como do ponto de vista interno dos cursos de Tecnologias da Informação. As intervenções envolveram os estudantes, professores, NDEs, Colegiados e os coordenadores dos cursos que focaram na preparação dos estudantes, na superação das deficiências formativas e na integração do grupo visando ampliar o senso de pertencimento, principalmente dos estudantes.  Como resultado desse  processo, ocorreu  a melhoria do Conceito ENADE do curso de 2 para 3, ampliou-se o Índice Geral de Cursos Avaliados na Instituição (IGC) e gerou-se uma conjunto de recomendações baseadas nas lições aprendidas pelo grupo de professores e que podem ser replicados em outros contextos universitários.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Ivaldo Carneiro Portela

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de Brasília. Mestrado em Ensino de Ciências na mesma universidade e doutorado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor - de Física em nível médio - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Professor do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac). 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares - Cursos de Graduação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 07 de agosto de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional dos Cursos superiores de Tecnologia. Brasília: MEC, 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica Nº02/2023. Brasília: INEP, 2023b.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica Nº04/2023. Brasília: INEP, 2023a.

BRASIL.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica Nº12/2017. Brasília: INEP, 2017.

GRIBOSKI, Claudia Maffin. O Enade como indutor da qualidade da educação superior. Est. Aval. Educ.. São Paulo, v. 23, n. 53, p. 178-195, SET/DEZ 2012.

PINTO, José Marcelino de Rezende. O acesso à educação superior no Brasil. Revista Educação & Sociedade. Artigos • Educ. Soc. 25 (88) , Out 2004. disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/v4QvPxCR99Z874zpkLvmSMF/. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

ROCHA, Roberto Hsu Rocha; FILHO, Naercio Menezes; OLIVEIRA, Alison Pablo de; KOMATSU, Bruno Kawaoka. A relação entre o ensino superior público e privado e a renda e emprego nos municípios brasileiros. Revista Pesquisa e Planejamento Econômico. V. 47, n. 3, dez. 2017.

Sobrinho, José Dias. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao Sinaes. Revista de Avaliação da Educação Superior Brasileira. Publicação em 09 Abr 2010.

Downloads

Publicado

30/10/2023

Como Citar

Ivaldo Carneiro Portela, S., Severino Lucena de Souza, G., Line Oliveira, H., Fábio de Souza Ribeiro, W., Brás de Souto, O., Marinho Carneiro de Souza, W., … Garcia Medeiros, W. (2023). A BUSCA DE INDICADORES DE EXCELÊNCIA NO ENADE: PRÁTICAS EXITOSAS NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO UNICEPLAC . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104307. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4307