A BUSCA DE INDICADORES DE EXCELÊNCIA NO ENADE: PRÁTICAS EXITOSAS NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO UNICEPLAC
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4307Palavras-chave:
Práticas Exitosas. ENADE. Tecnologias da Informação.Resumo
As avaliações externas no ensino superior têm desempenhado um papel crucial na garantia da qualidade e no aprimoramento das instituições. O ENADE , como parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem despontado como elemento fundamental desse processo, uma vez que impacta na composição de outros indicadores de qualidade institucional. No caso específico do Uniceplac, um centro universitário localizado no DF, ocorreu uma mobilização sistematizada pró-ENADE 2021 para melhorar o Conceito ENADE do curso de Sistemas de informações que havia sofrido uma redução no exame de 2017. As ações envolveram um conjunto de práticas consideradas exitosas, tanto do ponto de vista institucional como do ponto de vista interno dos cursos de Tecnologias da Informação. As intervenções envolveram os estudantes, professores, NDEs, Colegiados e os coordenadores dos cursos que focaram na preparação dos estudantes, na superação das deficiências formativas e na integração do grupo visando ampliar o senso de pertencimento, principalmente dos estudantes. Como resultado desse processo, ocorreu a melhoria do Conceito ENADE do curso de 2 para 3, ampliou-se o Índice Geral de Cursos Avaliados na Instituição (IGC) e gerou-se uma conjunto de recomendações baseadas nas lições aprendidas pelo grupo de professores e que podem ser replicados em outros contextos universitários.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares - Cursos de Graduação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 07 de agosto de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional dos Cursos superiores de Tecnologia. Brasília: MEC, 2016.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica Nº02/2023. Brasília: INEP, 2023b.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica Nº04/2023. Brasília: INEP, 2023a.
BRASIL.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica Nº12/2017. Brasília: INEP, 2017.
GRIBOSKI, Claudia Maffin. O Enade como indutor da qualidade da educação superior. Est. Aval. Educ.. São Paulo, v. 23, n. 53, p. 178-195, SET/DEZ 2012.
PINTO, José Marcelino de Rezende. O acesso à educação superior no Brasil. Revista Educação & Sociedade. Artigos • Educ. Soc. 25 (88) , Out 2004. disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/v4QvPxCR99Z874zpkLvmSMF/. Acesso em: 30 de setembro de 2023.
ROCHA, Roberto Hsu Rocha; FILHO, Naercio Menezes; OLIVEIRA, Alison Pablo de; KOMATSU, Bruno Kawaoka. A relação entre o ensino superior público e privado e a renda e emprego nos municípios brasileiros. Revista Pesquisa e Planejamento Econômico. V. 47, n. 3, dez. 2017.
Sobrinho, José Dias. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao Sinaes. Revista de Avaliação da Educação Superior Brasileira. Publicação em 09 Abr 2010.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.