A BUSCA DE INDICADORES DE EXCELÊNCIA NO ENADE: PRÁTICAS EXITOSAS NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO UNICEPLAC

Autores

  • Sebastião Ivaldo Carneiro Portela https://orcid.org/0000-0002-5053-1382
  • Gilmar Severino Lucena de Souza
  • Hélder Line Oliveira
  • Washington Fábio de Souza Ribeiro
  • Osmam Brás de Souto
  • Wilton Marinho Carneiro de Souza
  • Jorge Alberto dos Santos
  • Weverson Garcia Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4307

Palavras-chave:

Práticas Exitosas. ENADE. Tecnologias da Informação.

Resumo

As avaliações externas no ensino superior têm desempenhado um papel crucial na garantia da qualidade e no aprimoramento das instituições. O ENADE , como parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem despontado como elemento fundamental desse processo, uma vez que impacta na composição de outros indicadores de qualidade  institucional. No caso específico do Uniceplac, um centro universitário localizado no DF, ocorreu uma mobilização sistematizada pró-ENADE 2021 para melhorar o Conceito ENADE do curso de Sistemas de informações que havia sofrido uma redução no exame de 2017. As ações envolveram um conjunto de práticas consideradas exitosas, tanto do ponto de vista institucional como do ponto de vista interno dos cursos de Tecnologias da Informação. As intervenções envolveram os estudantes, professores, NDEs, Colegiados e os coordenadores dos cursos que focaram na preparação dos estudantes, na superação das deficiências formativas e na integração do grupo visando ampliar o senso de pertencimento, principalmente dos estudantes.  Como resultado desse  processo, ocorreu  a melhoria do Conceito ENADE do curso de 2 para 3, ampliou-se o Índice Geral de Cursos Avaliados na Instituição (IGC) e gerou-se uma conjunto de recomendações baseadas nas lições aprendidas pelo grupo de professores e que podem ser replicados em outros contextos universitários.  

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Biografia do Autor

  • Sebastião Ivaldo Carneiro Portela

    Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de Brasília. Mestrado em Ensino de Ciências na mesma universidade e doutorado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor - de Física em nível médio - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Professor do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (Uniceplac). 

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Publicado

30/10/2023

Como Citar

A BUSCA DE INDICADORES DE EXCELÊNCIA NO ENADE: PRÁTICAS EXITOSAS NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO UNICEPLAC . (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(10), e4104307. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i10.4307