AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO CONDICIONANTES PARA METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Jaline Nazaré Chaves de Faria
  • Elizabete Rodrigues da Silva
  • Roseli de Brito Cabral
  • Hugo Ronnan Luna Esteves
  • Hosana da Silva Soares

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4346

Palavras-chave:

Educação. Escola. Tecnologia. Inclusão. Pedagogia.

Resumo

Este estudo consiste em uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico a respeito da utilização das Tecnologias Digitais como ferramentas condicionantes de metodologias ativas para o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais nos espaços educativos. A busca por uma educação significativa para todos e que acolha a diversidade existente no contexto escolar, constitui o foco dessa investigação. Assim, a proposta de estudo gira em torno da reflexão acerca da utilização pedagógica das tecnologias digitais como instrumentos estimuladores das habilidades e competências dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. As Tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na sociedade moderna, integrando as diversas esferas sociais. A escola vem sendo considerada um dos ambientes sociais que mais têm se beneficiado dessas tecnologias. Assim, a utilização das Tecnologias digitais como mecanismo de apoio pedagógico nas instituições de ensino possibilita o desenvolvimento de uma prática educativa diversificada, dinâmica e satisfatória, que respeita as especificidades de cada aluno. Elas podem ser usadas para auxiliar os alunos com Necessidades Educativas Especiais a superarem suas limitações e a participarem efetivamente do processo educativo à medida que possibilitam diferentes formas de compreender os conhecimentos trabalhados nas escolas. Assim sendo, é primordial que os docentes encontrem nas Tecnologias digitais um suporte para tornar sua práxis mais acessível a todos os alunos. Nessa perspectiva, faz-se necessário compreender o papel do professor nesse contexto voltado para a inclusão, bem como as possíveis contribuições das Tecnologias digitais como ferramentas de auxílio no desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Jaline Nazaré Chaves de Faria

    Graduada em Letras-português/literatura/inglês e administração. Pós-graduada em Orientação, Supervisão e inspeção escolar e administração escolar. Mestranda em Educação.

  • Elizabete Rodrigues da Silva

    Graduada em Letras Português, Espanhol e respectivas literaturas. Pós-graduada Psicopedagoga Institucional. Mestre em Educação pela Uninter. Mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO - ESPANHA).

  • Roseli de Brito Cabral

    Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Educação Especial com Ênfase de Deficiência Visual e Gestão Educacional. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores.

  • Hugo Ronnan Luna Esteves

    Graduado em Educação Física. Pós-graduado em Treinamento Funcional e Musculação, Psicologia do Esporte e Educação Física Escolar. Mestrando em Educação.

  • Hosana da Silva Soares

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada Latu Sensu em Formação de Docentes, Educação infantil, Alfabetização e Educação Especial, Ensino Religioso, Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e inspeção e Educação Infantil e Ensino Fundamental. Mestranda em Educação.

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Publicado

04/12/2023

Como Citar

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO CONDICIONANTES PARA METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124346. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4346