AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO CONDICIONANTES PARA METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4346Palavras-chave:
Educação. Escola. Tecnologia. Inclusão. Pedagogia.Resumo
Este estudo consiste em uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico a respeito da utilização das Tecnologias Digitais como ferramentas condicionantes de metodologias ativas para o processo de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais nos espaços educativos. A busca por uma educação significativa para todos e que acolha a diversidade existente no contexto escolar, constitui o foco dessa investigação. Assim, a proposta de estudo gira em torno da reflexão acerca da utilização pedagógica das tecnologias digitais como instrumentos estimuladores das habilidades e competências dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. As Tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na sociedade moderna, integrando as diversas esferas sociais. A escola vem sendo considerada um dos ambientes sociais que mais têm se beneficiado dessas tecnologias. Assim, a utilização das Tecnologias digitais como mecanismo de apoio pedagógico nas instituições de ensino possibilita o desenvolvimento de uma prática educativa diversificada, dinâmica e satisfatória, que respeita as especificidades de cada aluno. Elas podem ser usadas para auxiliar os alunos com Necessidades Educativas Especiais a superarem suas limitações e a participarem efetivamente do processo educativo à medida que possibilitam diferentes formas de compreender os conhecimentos trabalhados nas escolas. Assim sendo, é primordial que os docentes encontrem nas Tecnologias digitais um suporte para tornar sua práxis mais acessível a todos os alunos. Nessa perspectiva, faz-se necessário compreender o papel do professor nesse contexto voltado para a inclusão, bem como as possíveis contribuições das Tecnologias digitais como ferramentas de auxílio no desenvolvimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais.
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