AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A PRÁTICA DA APRENDIZAGEM: AS VANTAGENS DO USO DA GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Daniel Nunes Ribeiro
  • Elizabete Rodrigues da Silva
  • Roseli de Brito Cabral
  • Hugo Ronnan Luna Esteves
  • Hosana Da Silva Soares
  • Simônica Maria de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4347

Palavras-chave:

Gamificação. Pedagogia. Educação. Escola.

Resumo

As tecnologias digitais, hoje, se mostram muito importantes na prática que envolve a aprendizagem e, neste panorama, tem-se a Gamificação como ferramenta tecnológica que facilita a aprendizagem. Com isso em mente, a meta central deste artigo é considerar a Gamificação como um modelo usado como solução no método de ensino e de aprendizagem. Os desígnios específicos do artigo, por sua parte, são os de entender o trabalho por meio da Gamificação no método de ensino e de aprendizagem e ainda poder evidenciar tal ferramenta como sendo primordial para uso pedagógico interdisciplinar. Para a edificação deste artigo foi utilizada a metodologia da revisão literária, tendo como vista leituras de artigos científicos e ainda de livros acadêmicos que abordam a temática aqui proposta para debate. Como resultado desta pesquisa, pode-se perceber a real e imprescindível relevância do uso da Gamificação junto ao processo educacional, tendo em vista sua contribuição para que os alunos possam ter uma aprendizagem mais lúdica e mais profícua.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Daniel Nunes Ribeiro

    Graduado em Matemática. Pós-graduado em Educação Matemática. Mestrando em Educação.

  • Elizabete Rodrigues da Silva

    Graduada em Letras Português, Espanhol e respectivas literaturas. Pós-graduada Psicopedagoga Institucional. Mestre em Educação pela Uninter. Mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLÁNTICO - ESPANHA).

  • Roseli de Brito Cabral

    Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Educação Especial com Ênfase de Deficiência Visual e Gestão Educacional. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores.

  • Hugo Ronnan Luna Esteves

    Graduado em Educação Física. Pós-graduado em Treinamento Funcional e Musculação, Psicologia do Esporte e Educação Física Escolar. Mestrando em Educação.

  • Hosana Da Silva Soares

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada Latu Sensu em Formação de Docentes, Educação infantil, Alfabetização e Educação Especial, Ensino Religioso, Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e inspeção e Educação Infantil e Ensino Fundamental. Mestranda em Educação.

  • Simônica Maria de Oliveira

    Graduada em Letras pela União das Faculdades de Alta Floresta, UNIFLOR. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – Universidade Cândido Mendes - UCAM. Mestranda em Educação com especialidade em TICs na Educação – Uneatlântico.

Referências

ARIÉS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar,1981.

ARISTÓTELES. Ética a nicômaco. Tradução: Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 2003.

BORGES, Simone de Souza et al. A systematic mapping on gamification applied to education. In: Simposio Anual Em Computação Aplicada, 29, 2014, Nova York. A systematic mapping on gamification applied to education. New York: ACM Digital Library, 2014. p. 2016 - 222.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

FIALHO, Neuza Nogueira. Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino. In: Congresso Nacional de Educação, 2008.

GEIGER, Paulo. Novíssimo AULETE: dicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.

GENTILE, Douglas; ANDERSON, Craig. Encyclopedia of Human Development. Thousand Oaks, Ca: Sage Publications, 2006.

GENTILE, Douglas; ANDERSON, David. Video games. Thousand Oaks, Ca: Sage Publications, 2006.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KAPP, Karl M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 22, p.105-128, jan. 1994.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Froebel: uma pedagogia do brincar para a infância. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Apezzato (Org.). Pedagogias(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

KOSTER, Raph. Theory of Fun for Game Design. 2. ed. Sebastopol, Ca: O'reilly Media, 2013.

MONTESSORI, Maria. The Montessori Method. [S. l.: s. n.], 2013.

NOVÁK, Daniel. Handbook of Research on Holistic Perspectives in Gamification for Clinical Practice. [S. l.]: Czech Republic: Igi Global, 2015.

POMBO, Olga. Práticas interdisciplinares. Sociologia, v. 8, n. 15, p. 208-249, jan./jun. 2006a.

REIS, Breno Maciel Souza. Os jogos em redes sociais online, pervasive games e a gamificação do cotidiano como expressões do lúdico na sociedade contemporânea. Recife: Ícone, 2011.

RIBEIRO, Elcy Fernanda Ferreira. O Ensino da Matemática por Meio de Jogos de Regras. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Católica de Brasilia, Brasilia, 2009.

RODRIGUES, Luana et al. A Utilização de Jogos no Ensino da Matemática. In: VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2013.

SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Rules of Play: Game design fundamentals. Cambridge, Massachusetts: Mit Press, 2004.

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2005.

WAJSKOP, Gisela. O brincar na educação infantil. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 92, 1995.

Downloads

Publicado

19/12/2023

Como Citar

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A PRÁTICA DA APRENDIZAGEM: AS VANTAGENS DO USO DA GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124347. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4347