IMPLANTAÇÃO DE CURRÍCULO INTEGRADO E INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDICO: A EXPERIÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.435Palavras-chave:
Currículo, Projeto Pedagógico de Curso, MedicinaResumo
Atualmente no Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais recomendam que o Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC) de Medicina sejam concebidos levando em consideração um aspecto central, que define o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem e o professor como facilitador. Estas recomendações estão em consonância com as recomendações internacionais para a formação médica, bem como os critérios de qualidade internacionalmente aceitos. Neste sentido, o presente artigo objetivou relatar a experiência da implantação do PPC de Medicina do Departamento de Ciências da Saúde do Cento de Ciências, Tecnologias e Saúde (DCS/CTS/UFSC), no município de Araranguá/SC, enfatizando os aspectos inovadores do currículo e os desafios a serem superados. Tratou-se de um estudo de caso, fundamentado a partir do referencial teórico apresentado e de análise documental. O estudo ocorreu no período de julho de 2018 até dezembro de 2019, quando foram implantados os 3 primeiros semestres do curso. Como conclusões, o projeto do curso apesar de contemporâneo e alinhado às novas recomendações, apresenta muitos empecilhos, entre eles: necessidade de avanços na prática docente interdisciplinar, bem como na compreensão do escopo epistemológico do projeto; possibilidade de acesso à qualificação docente continuada e a adaptação do sistema de gestão acadêmica para o curso, que não segue os moldes disciplinares. Por fim, as incertezas de cunho político em relação ao cumprimento do Programa Mais Médicos durante o período de implantação do início do curso tensionaram ainda mais as relações internas, sendo mais um obstáculo ao trabalho interdisciplinar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.