LINGUAGEM MUSICAL E EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Natalina Moraes Santos
  • Jamison Luiz Barros Santos
  • Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz
  • Emerson Rodrigo Gomes Camelo

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4352

Palavras-chave:

Música. Escola. Educação Infantil. Aprendizagem. Planejamento

Resumo

A redação deste artigo trata da linguagem musical e expressão corporal das crianças na educação infantil, apresenta uma proposta de análise sobre a importância do trabalho pedagógico com a música, pois no ambiente escolar os professores usam a música como subsidio para facilitar o ensino e aprendizagem das crianças, onde todos cantam melodias curtas, fazem brincadeiras cantadas, com rimas, parlendas, mensagem reflexiva, e se observa que essa metodologia de ensino tem apresentado resultados satisfatórios. Ao brincar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura, trazendo benefícios para a socialização no ambiente no qual estão inseridas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Natalina Moraes Santos

    Faculdad de Ciencias Sociales Interamericana.

  • Jamison Luiz Barros Santos

    Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – FICS.

  • Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz

    Universidade Internacional Iberoamericana - UNIB.

  • Emerson Rodrigo Gomes Camelo

    Faculdades Integradas Campos Sales - FICS.

Referências

BEMVENUTI, Alice. O lúdico na prática pedagógica. Oralidade, alfabetização e formação de leitores 4.4. [S. l.]: Reproset Indústria Gráfica, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brincar e aprender. Brasília: MEC/SEF, 1998.

LOWENFELD, Viktor; BRITTAIN, W. Lambert. Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1977.

MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU Editora Pedagógica Universitária, 1986. (Temas básicos de Educação e ensino)

PEREIRA MARQUES, Rozimeri. Educação para a arte 5.1. Arte e Educação. [S. l.]: Reproset Indústria Gráfica, 2008.

VYGOTSKY, L., S. A Formação Social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

22/11/2023

Edição

Seção

RESENHAS - TRADUÇÕES - ENTREVISTAS - CAPÍTULO DE LIVROS - RELATOS CIENTÍFICOS

Categorias

Como Citar

LINGUAGEM MUSICAL E EXPRESSÃO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114352. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4352