TECNOLOGIAS DIGITAIS: AS TRANSFORMAÇÕES NOS CENÁRIOS DOS DOCENTES

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Marta Roberta Picanço Pereira
  • Vivian Vieira Granja
  • Eloisa de Jesus Alves
  • Mirna Guimarães Araújo Carvalho
  • Leidiane Aparecida dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4370

Palavras-chave:

Professor. Revolução. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa sobre as transformações nos cenários dos docentes após a inserção das tecnologias digitais na educação. A discussão aqui proposta é resultado de um estudo qualitativo, apoiado em revisão de literatura. O professor é a parte da educação que mais se adapta e está em aprendizagem contínua, pois, construiu, aprimorou e renovou suas competências ao longo do tempo para se adaptar às necessidades atuais e se preparar para os desafios futuros. Neste sentido, este artigo trata de um estudo bibliográfico que tenta olhar para o papel do professor na crescente revolução das tecnologias digitais e na sua adoção no contexto educativo, o que significa uma nova compreensão da atividade pedagógica e da estrutura do ensino.

 

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Marta Roberta Picanço Pereira

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Novas Tendências Tecnologias para a Educação e Gestão Escolar. Mestranda em Educação.

Vivian Vieira Granja

Graduada em Educação Física e Pedagogia. Pós-graduada em Educação física na Escola, Psicopedagogia Institucional e Psicomotricidade. Mestranda em Educação.

Eloisa de Jesus Alves

Graduada em Ciências Biológicas. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Neurociência e Aprendizagem, Metodologia do Ensino de Biologia. Mestranda em Educação especialização formação em professores.

Mirna Guimarães Araújo Carvalho

Graduada em Letras, Inglês e Português pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Pós-graduada em Metodologias do Ensino de Língua Inglesa. Mestranda em Educação -Especialização em Formação de Professores.

Leidiane Aparecida dos Santos

Graduada em Pedagogia e Educação Física. Pós-graduada em Psicopedagogia e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

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Publicado

04/12/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Roberta Picanço Pereira, M., Vieira Granja, V., de Jesus Alves, E., Guimarães Araújo Carvalho, M., & Aparecida dos Santos, L. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS: AS TRANSFORMAÇÕES NOS CENÁRIOS DOS DOCENTES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124370. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4370