A INCLUSÃO ESCOLAR, A EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Danielle Salvador Melo Burigo
  • Rafaela Silva Nogueira Duarte
  • Divanir Aparecida Franco Crisostomo
  • Doudman Silva
  • Josely Marques Luz

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4379

Palavras-chave:

Inclusão. Educação. Escola. Tecnologia.

Resumo

Este trabalho traz como importante meta discutir, analisar e mostrar a verdadeira importância do uso da tecnologia no campo da Inclusão, na Educação Especial, colocando-a como uma ferramenta fundamental para o auxílio do educador, contribuindo para que ele possa agenciar aos seus alunos inclusos uma educação de qualidade, ainda preocupada com as dificuldades dos portadores de necessidades específicas. A Educação Inclusiva por muito tempo não se mostrou em evidencia no Brasil, contudo, tendo em vista a modernidade, os avanços tecnológicos, e uma maior amplitude de ideias e de novos pensamentos, a apreciação de Educação Inclusiva passou a se mostrar cada vez mais presente nas unidades escolares, assim, por meio deste trabalho, busca-se destacar a Importância do uso da tecnologia no campo de Educação Especial, citando ainda os jogos eletrônicos como grande exemplo de tecnologia já usada na Educação, os quais auxiliam os estudantes portadores de necessidades específicas a chegarem a aprendizagem necessária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Danielle Salvador Melo Burigo

    Graduada em Educação Artística. Pós-graduada em Metodologia do Ensino. Mestranda em Educação.

  • Rafaela Silva Nogueira Duarte

    Graduada em História. Pós-graduada em Ensino de História e Transtornos Globais do Desenvolvimento. Mestranda em Educação.

  • Divanir Aparecida Franco Crisostomo

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Gerenciamento no Ambiente Escolar: Supervisão e Orientação. Mestranda em Educação.

  • Doudman Silva

    Graduada em Letras. Pós-graduada em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola. Mestranda em Educação.

  • Josely Marques Luz

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação.

Referências

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre o brinquedo, a criança e a educação. São Paulo: Duas Cidades. Editora 34, 2002.

BRASIL. Decreto nº 6571. Brasília: [s. n.], 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais – orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: MEC, 2007.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Brasília: Ministério da Educação, 1996.

CHAVES, E. O. C. Informática na educação: uma reavaliação. São Paulo: CEVEC, 1987. p.31.

LIMA, Robson Carlos. O uso da tecnologia na educação especial. [S. l.: s. n.], 2007. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/o-uso-da-tecnologia-na-educacao-especial/1880/#_ftn2. Acessado em: 12 set. 2023.

NÓVOA, A. Os professores: um ‘novo’ objeto da investigação educacional? In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto/Portugal: Porto, 1995. p. 14-17.

SARTORETTO, Mara Lúcia; SARTORETTO Rui. Atendimento educacional especializado e laboratórios de aprendizagem: o que são e a quem se destinam. [S. l.: s. n.], 2010. Disponível em: Acesso em 01/02/2020.

VYGOSTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

09/12/2023

Como Citar

A INCLUSÃO ESCOLAR, A EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124379. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4379