LER E ESCREVER: QUAL O PAPEL DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II?
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4412Palavras-chave:
Alfabetização, infantil, teórico, HistóriaResumo
O ensino de História faz parte do currículo escolar como disciplina específica a partir do sexto ano do Ensino Fundamental II. É neste momento que o aluno passa a ter contato diretamente com o componente curricular da área de ciências humanas. Nesse contexto, observa-se que o estudante, enquanto aluno do último ano do ensino fundamental I, não obtém um estudo direcionado e exclusivo de História. É o momento em que o aluno passa por um processo de transição, decorrente, principalmente, da diferenciação dos componentes curriculares. Baseado nisso, este artigo tem como objetivos: Mostrar a importância da leitura e da escrita para o estudo de História; Identificar de que forma o ensino de História influencia na formação do aluno e; Mostrar as metodologias para a aprendizagem de História. Para isso será utilizado uma discussão teórica com alguns autores. A análise de toda esta temática permitiu conhecer se a História contribui com a formação social do estudante. Neste aspecto, as descobertas foram bastante significativas para toda comunidade escolar. Sabe-se que as escolas são espaços de muitas diversidades, seja no âmbito cultural, social, étnico e de religiosidade. Cabe a esta disciplina evidenciar e mostrar que o respeito, a empatia e a convivência harmoniosa devem prevalecer nas relações juvenis, independente de cor e religião.
Downloads
Referências
AINSENBERG, B. A leitura no ensino de História: as propostas do docente e o trabalho intelectual dos alunos. Revista Leitura e Vida, Buenos Aires, p. 01-10, Setembro, 2005.
ASSIS, S. A importância do professor de história realizar a sua dinâmica no ensino fundamental contando histórias. Recanto das Letras. 2012. Disponível em: A importância do professor de história realizar a sua dinâmica no ensino fundamental contando histórias. (recantodasletras.com.br). Acesso em: 07 Out. 2023
AVANCINI, E. dos S.; FREITAS, R.C. dos S. de. A metodologia do ensino de História nos anos iniciais. 31 de Agosto de 2017. Disponível em: A METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS (webartigos.com). Acesso em: 07 Out. 2023
BORGES, V. P. O que é história. 2ª ed. revisada. São Paulo:Brasiliense, 1993.
CAMPOS, D. M. de S. Psicologia da Adolescência. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1981.
CARBONESI, M. A. R. M. O uso do seminário como procedimento avaliativo no ensino superior privado. In: IV CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2014, Porto, Portugal. Anais eletrônicos. Disponível em: MariaAnastaciaRibeiroMaiaCarbonesi_GT2_integral.pdf (anpae.org.br). Acesso em: 07 Out. 2023.
CARVALHO, R., E. Removendo barreiras para a aprendizagem: educação inclusiva. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CERRI, L. F. Ensino de História e concepções historiográficas. Espaço Plural (Uni Oeste), v. X, p. 149-154, 2009.
CIRÍACO, F. L. A leitura e escrita no processo de alfabetização. Revista Educação Pública, v. 20, nº 4, 28 de janeiro de 2020. Disponível em: Revista Educação Pública - A leitura e a escrita no processo de alfabetização (cecierj.edu.br)
CNE/ CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. PARECER HOMOLOGADO DESPACHO DO MINISTRO, publicado no D.O.U. de 9/12/2010, seção 1, pág. 28. Disponível em: (mec.gov.br). Acesso em 07 Out. 2023.
FERNANDES, C. História da Leitura. História do Mundo. Disponível em: História da Leitura. Aspectos gerais da História da Leitura (historiadomundo.com.br). Acesso em 07 Out. 2023.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
_______________. Didática e prática de ensino de História: Experiências, reflexões e aprendizados. 13°. ed. Ver. e ampl. Campinas, SP; 2012.
FREITAS, I. Fundamentos teórico-metodológicos para o Ensino de História. São Cristóvão: 2010.
MINAYO, M. C. S. 2007. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec.
MINETTO, M. F. Currículo na educação inclusiva: entendendo esse desafio. Curitiba: IBPEX, 2008
NAKAMURA, D. Transformando a Educação: adaptações curriculares para inclusão escolar. VLibras. 2023. Disponível em: Transformando a Educação: Adaptações Curriculares para Inclusão Escolar – Vlibras. Acesso em 07 Out. 2023.
NIDELCOFF, M. T. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo: Brasiliense: 1979.
OLIVEIRA, S. R. F. de. História. In: Ensino fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Paraná. Secretaria de Estado da educação. Curitiba, 2010.
PEREIRA, J. C. C.; PACHECO, M. B. (2013). O Ensino de História nas Séries Iniciais. Editora FTD. São Paulo. Educação em Foco, Edição nº 08.
PÉRICLES, Helton Borges da Silva. In: O papel da história na formação da cidadania. Disponível em: O papel da história na formação da cidadania | Monografías Plus (monografias.com). Acesso em: 07 Out 2023
PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
SANTOS, A. E. C. dos; SILVA, M. B. da. Leitura: Porque é tão Importante? IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. ISSN 1982-3657. 2010.
SANTOS, F. L. V. dos; PRINCE, A. E. A importância da disciplina de História no currículo escolar. Revista Univap, 22(40), 724. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1493
SEFFNER, F. Leitura e escrita na história. In: NEVES, Iara Conceição Bittencourt. et al. (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
SILVA, E. G. Leitura e produção textual: o desafio de ensinar a ler e escrever textos na escola. Construir notícias. 2023. Disponível em: Leitura e produção textual: o desafio de ensinar a ler e escrever textos na escola | Revista Construir Notícias (construirnoticias.com.br). Acesso em 07 Out. 2023.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
ZANON, Denise Puglia; ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Possibilidades didáticas do trabalho com o seminário na aula universitária. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPEDSUL, 2010, Londrina.
ZARBATO, J. M. Memória e ensino de história: as interfaces entre a formação e o saber de professoras. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 5, n.9, p. 134 – 152, jan./jun. 2013.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.