EXPERIÊNCIAS E BEM-ESTAR: A CORRELAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DO DESIGN E DA PSICOLOGIA POSITIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4489Palavras-chave:
Experiências., Design, Multidisciplinaridade, bem-estar, Psicologia PositivaResumo
A multidisciplinaridade em design e psicologia positiva assimilam-se em teorias nas experiências de bem-estar subjetivo. O artigo questiona, se é possível, um modelo conceitual com base em experiências positivas, possa se tornar um fator decisivo na escolha de onde um usuário pode hospedar-se? Os conhecimentos correlacionam-se nas evidências, justificados neste artigo, em soluções de fruição em proporcionar experiências positivas. O objetivo da proposta se constituiu no cruzamento das teorias e na aplicação de uma pesquisa de campo que resultou em um modelo conceitual sobre experiências positivas, reproduzidos para uma hospedaria. Sugere-se a aplicação das teorias abordadas pelos autores mencionados, como base na estrutura do questionário, para uma experiência de bem-estar ao usuário, possibilitando a satisfação, prazer e significados. Respondendo ao objetivo deste artigo, evidencia-se nos dados coletados que é possível oferecer experiências positivas por uma hospedaria e ser o fator determinante de escolha para um usuário. Torna-se evidente na multidisciplinaridade das áreas, relacioná-las no que propõem experiências na subjetividade sobre o bem-estar.
Downloads
Referências
CAETANO, U. F.; LINDEN, J. C. S. Além do design positivo: uma proposta de ampliação do papel do bem-estar e florescimento humano no projeto de novos produtos. Porto Alegre: Marcavisual, 2018. p. 55-76. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/178819 Acessado em: 30 mar. 2023.
CARVALHO, M. S. O design emocional na construção de interfaces. 2013. Dissertação (mestrado) - Pós-graduação em Comunicação Multimédia, Universidade de Aveiro, Aveiro, 2013. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/11255 Acessado em 30 mar. 2023.
CUNHA. M. I. Reflexões E Práticas Em Pedagogia Universitária. Campinas: Papirus Editora, 2017.
DAMASIO, A. R.; ORTI, F. M. Y el cerebro creó al hombre: cómo pudo el cerebro generar emociones, sentimientos, ideas y el yo? Barcelona: Booket, 2018.
DESMET, P. M. A.; POHLMEYER, A. E. Positive design: An introduction to design for subjective well-being. International Journal of Design, v. 7 n. 3, 2013. Disponível em: http://resolver.tudelft.nl/uuid:06ec60ac-0363-43ea-9ccd-8426ef0d6b64. Acesso em: 30 mar. 2023.
DIAS, C.; CRUZ, J. F.; FONSECA, A. M. Emoções: Passado, presente e futuro. PSICOLOGIA, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 11–31, 2008. DOI: 10.17575/rpsicol.v22i2.344. Disponível em: https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/344. Acesso em: 30 mar. 2023.
FARIAS, M. F.; SONAGLIO, K. E. Perspectivas Multi, Pluri, Inter e Transdisciplinar no turismo. RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo, v. 3, n. 1, p. 71–85, 2 jul. 2013. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/806. Acesso em: 14 mar. 2023.
GARRETT, J. J. The elements of user experience: user-centered design for the Web and beyond. 2. ed. Berkeley, Califórnia, New Riders, 2011.
MARAFON, R. V. S. M. O design emocional e a experiência de consumo de moda no ambiente virtual. 2017. Projeto de graduação (Bacharel em Design) - Centro Acadêmico do agreste, UFPE. Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31926 . Acesso em: 30 mar. 2023.
MARTINS FILHO, V. Design de experiência educacional: novas abordagens em objetos educacionais hipermidiáticos. Dissertação (Mestrado em Design e Expressão gráfica) - UFSC. Florianópolis, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/100379. Acesso em 24 mar. 2023.
NORMAN, D. A.; DEIRÓ, A. O design do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco. 2006.
NUNES, P. Psicologia Positiva. [S. l.]: psicologia.pt – O portal dos psicólogos, 2007. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0115.pdf . Acesso em 30 mar. 2023.
PIRES, M. F. DE C. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no ensino. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, p. 173–182, 1 fev. 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/DC3DXHvJpTYfKzNdrRgX9Nj/ Acesso em 30 mar. 2023.
SELIGMAN, M. E. P. Flourish: a visionary new understanding of happiness and well-being. New York: Free Press, 2011.
SILVEIRA, I. Usabilidade do vestuário: fatores técnicos/funcionais. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2008. DOI: 10.5965/1982615x01012008021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/756. Acesso em: 25 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.