A IMPORTÂNCIA DA TRANSFERÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DO SABER NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM PSICANALÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4502

Palavras-chave:

educação; pulsão; discurso do mestre; discurso capitalista; transferência.

Resumo

O objetivo desse artigo foi investigar, à luz da psicanálise, como se dá o processo do aprender na criança a partir do entendimento do seu direcionamento ao saber. Partimos das seguintes perguntas: o que move a criança em direção ao conhecimento? Qual o papel do professor nesse percurso? Construímos uma argumentação, a partir de Freud e Lacan, sobre o impossível do educar e a transferência, bordejando ainda os conceitos de pulsão, demanda, discurso do mestre, discurso capitalista e transferência, correlacionando-os com o processo de aprendizagem infantil no contexto do ensino escolar. Concluímos que a transferência nos apresenta a saída psicanalítica frente a impossibilidade de ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Pires

Instituto de Psicanálise da Bahia.

Rogério de Andrade Barros

Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.

Referências

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2014.

CHARLOT, B. Desafios da educação na contemporaneidade: reflexões de um pesquisador - Entrevista com Bernard Charlot. Revista Educação e Pesquisa, v. 36, spe, p. 133–143, 2010. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000400012

EDWARDS, C.; GANDINI, L.; FORMAN, G. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emilia na Educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

FREUD, S. Observações sobre o amor transferencial. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1915/1988.

FREUD, S. A dinâmica da transferência. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1912/1996.

FREUD, S. A interpretação dos sonhos. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. IV. Rio de Janeiro: Imago, 1900/2001.

FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar (1914). In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1914/1996.

FREUD, S. Análise fragmentária de uma histeria. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1905/1988.

FREUD, S. Análise terminável e interminável. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago, 1937/1996.

FREUD, S. As perspectivas futuras da terapêutica psicanalítica. In: FREUD, S. (1910/1970). Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XI. Rio de Janeiro: Imago, 1910/1970.

FREUD, S. Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XI. Rio de Janeiro: Imago, 1910/1996.

FREUD, S. Luto e melancolia. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1915/1996.

FREUD, S. O caso de Schereber e artigos sobre técnica e outros trabalhos. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1915/1996.

FREUD, S. O mal-estar na civilização. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1930/1996.

FREUD, S. Observações sobre o amor transferencial. In: FREUD, S. (1915/1988). Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1915/1988.

FREUD, S. Observações sobre o amor transferencial. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XIII. Rio de Janeiro: Imago, 1915/1996.

FREUD, S. Organização genital infantil: uma interpolação na teoria da sexualidade. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1923/1996.

FREUD, S. Prefácio à Juventude Desorientada de Aichhorn. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1925/1996.

FREUD, S. Sobre as teorias sexuais infantis. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XI. Rio de Janeiro: Imago, 1908/1996.

FREUD, S. Três ensaios para uma teoria sexual. In: FREUD, S. Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. VII. Rio de Janeiro: Imago, 1905/1996.

KUPFER, M. C. M. Freud e a educação: O mestre do impossível. São Paulo: Editora Scipione, 2001.

LACAN, J. A direção do tratamento e os princípios de seu poder, (1958). In: LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1958/1998. p. 591-652.

LACAN, J. Conférence à l’université de Milan: Du discours sychanalytique. [S. l. : s. n.], 1972 http://espace.freud.pagesperso-orange.fr/topos/psycha/psysem/italie.htm

LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

LACAN, J. Função e campo da fala e da linguagem. In: LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1953/1998.

LACAN, J. O estádio do espelho como formador da função do eu tal como nos é revelada na experiência psicanalítica. In: LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1958/1998. p. 96-103.

LACAN, J. O seminário – livro I: os escritos técnicos de Freud (1953-1954). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1953/1992.

LACAN, J. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1992.

LACAN, J. O Seminário, Livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1992.

LACAN, J. O Seminário, Livro 6: o desejo e sua interpretação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1958/2016.

LACAN, J. O Seminário, Livro 8: a transferência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1960/1992.

LACAN, J. Televisão. In: LACAN, J. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1974/2013. p. 508-543.

LAURENT, É. Présentation. Revue Mental: Revue Internationale de Santé Mentale et Psychanalyse Appliquée, Paris, Février, v. 20, p. 161-163, 2008.

MILLER, J. O escrito da fala. Opção Lacaniana, v. 3, n. 8, 2012. http://opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_8/O_escrito_na_fala.pdf

TIZIO, H. Reinventar el vinculo educativo. In: TIZIO, H. (Org.). Reinventar el vínculo educativo: aportaciones de la pedagogia social e del psicoanalisis. Barcelona: Gedisa, 2003.

Downloads

Publicado

22/12/2023

Como Citar

Pires, G., & de Andrade Barros, R. (2023). A IMPORTÂNCIA DA TRANSFERÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DO SABER NA INFÂNCIA: UMA ABORDAGEM PSICANALÍTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124502. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4502