ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NOS TRANSTORNOS MOTORES EM CRIANÇAS COM TEA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4510

Palavras-chave:

Autismo. Transtorno do Espectro Autista. Fisioterapia. Terapia Física. Habilidades Motoras.

Resumo

Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA), é um conjunto de alterações do neurodesenvolvimento que afetam a socialização, comunicação e as habilidades motoras. A etiologia é associada a fatores múltiplos que podem ser genéticos ou neurobiológicos. Estudos recentes destacam os déficits motores como influência nas demais alterações do TEA, e a fisioterapia pode beneficiar o desenvolvimento motor e interpessoal, adaptando-se às necessidades individuais. O objetivo é descrever a atuação da fisioterapia nos transtornos motores em crianças com TEA. Trata-se de uma revisão da literatura, composto por indivíduos de 2 a 15 anos diagnosticados com TEA, estudos que abordassem sobre intervenções motoras, no período de 2013 a 2023, realizada através das bases de dados PubMed, Scielo e PEDro. A análise dos 12 estudos selecionados, nos mostraram que as alterações motoras ocorrem devido ao baixo tônus muscular, deficiência no controle postural, planejamento motor e distúrbio de coordenação. A intervenção fisioterapêutica é essencial nas alterações de motricidade e no desenvolvimento e a intervenção precoce perante essas habilidades, auxilia também na interação e integração sensorial. Os estudos mostram que a fisioterapia é de extrema importância para que o desenvolvimento ocorra de maneira mais efetiva e assertiva, evitando o possível atraso da motricidade. Portanto, além da fisioterapia contribuir na motilidade, é possível notar a influência que ela possui no comportamento social e comunicativo, aumentando a integração da criança na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Beatriz Xavier Botini Nunes

Universidade Cruzeiro do Sul.

Referências

ALMEIDA, M. L.; NEVES, A. S. A Popularização Diagnóstica do Autismo: uma Falsa Epidemia?. Psicol cienc prof., v. 40, p. e180896, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003180896

ALSHABAN, F.; ALDOSARI, M.; AL‐SHAMMARI, H.; EL‐HAG, S.; GHAZAL, I.; TOLEFAT, M. et al. Prevalence and correlates of autism spectrum disorder in Qatar: a national study. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 60, n. 12, p. 1254–68, 2019 May 8. https://doi.org/10.1111/jcpp.13066

ARAÚJO, Á. C.; LOTUFO, N. F. A nova classificação Americana para os Transtornos Mentais: o DSM-5. Rev. bras. ter. comport. cogn., v. 16, n. 1, p. 67-82, abr. 2014. Disponível em: v16n1a07.pdf (bvsalud.org)

ASSOCIATION (APA) AP. DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2014. Google Books. Disponível em: DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - American Psychiatric Association (APA) - Google Livros

BAI, D.; YIP, B. H. K.; WINDHAM, G. C. et al. Association of Genetic and Environmental Factors With Autism in a 5-Country Cohort. JAMA Psychiatry, v. 76, n. 10, p. 1035–1043, 2019. doi:10.1001/jamapsychiatry.2019.1411

BAUMER, Nicole; SPENCE, Sarah J. “Evaluation and Management of the Child With Autism Spectrum Disorder.” Continuum (Minneapolis, Minn.) Child Neurology, v. 24, n. 1, p. 248-275, 2018. https://doi.org/10.1212/con.0000000000000578

BECK, R. G. Estimativa do número de casos de transtorno do espectro autista no sul do Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado) – UNISUL, 2017. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3065. Acesso em: 30 ago 2023.

COLUMNA, L.; PRIETO, L. A.; BEACH, P.; RUSSO, N.; FOLEY, J. T. A Randomized Feasibility Trial of a Fundamental Motor Skill Parent-Mediated Intervention for Children with Autism Spectrum Disorders. Int J Environ Res Public Health., v. 18, n. 23, p. 12398, 2021. https://doi.org/10.3390%2Fijerph182312398

CRAIG, F.; LORENZO, A.; LUCARELLI, E.; RUSSO, L.; FANIZZA, I.; TRABACCA, A. “Motor competency and social communication skills in preschool children with autism spectrum disorder.” Autism research., v. 11, n. 6, p. 893-902, 2018. https://doi.org/10.1002/aur.1939

DEHGHANI, M.; JAFARNEZHADGERO, A. A.; DARVISHANI, M. A.; AALI, S.; GRANACHER, U. Effects of an 8-week multimodal exercise program on ground reaction forces and plantar pressure during walking in boys with autism spectrum disorder. Trials., v. 24, n. 1, p. 170, 2023. https://doi.org/10.1186/s13063-023-07158-7

FERREIRA, J. T. C.; MIRA, N. F.; CARBONERO, F. C.; CAMPOS, D. Efeitos da fisioterapia em crianças autistas: estudo de séries de casos. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 16, n. 2, p. 24-32, 2016. https://dx.doi.org/10.5935/1809-4139.20160004

FILGUEIRA, L. M. de A.; BRILHANTE, A. V. M.; SÁ, A. R. de; COLARES, M. S. F. Desenvolvimento de estratégia de pesquisa participativa envolvendo pessoas autistas com diferentes níveis de suporte. Ciênc saúde coletiva, v. 28, n. 5, p. 1501–12, May 2023. https://doi.org/10.1590/1413-81232023285.15282022

FOMBONNE, E. “The epidemiology of autism: a review.” Psychological medicine, v. 29, n. 4, p. 769-86, 1999. https://doi.org/10.1017/s0033291799008508

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor. Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 7. Ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. Google Books. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=R6xIAgAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

GOMES, P. T.; LIMA, L. H.; BUENO, M. K.; ARAÚJO, L. A.; SOUZA, N. M. Autism in Brazil: a systematic review of family challenges and coping strategies. J Pediatr (Rio J)., v. 91, n. 2, p. 111-21, mar/apr. 2015. https://doi.org/10.1016/j.jped.2014.08.009

GUERRA RODRÍGUEZ, María Mercedes; DUARTE CABALLERO, Lissi Maité; ARÍAS SIFONTES, Joanka. La neuroanatomía y neurofisiología en la comprensión de los trastornos del espectro autista. Rev Cubana Invest Bioméd, v. 40, n. 1, mar. 2021. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-03002021000100011

JOHNSON, C. P.; MYERS, S. M. American Academy of Pediatrics Council on Children With Disabilities. Identification and evaluation of children with autism spectrum disorders. Pediatrics., v. 120, n. 5, p. 1183-1215, 2007. https://doi.org/10.1542/peds.2007-2361

KAUR, B.; BHAGWASIA, H. Effect of multimodal sensorimotor training on the stereotypical behavior in children with autism spectrum disorder. Physiotherapy - The Journal of Indian Association of Physiotherapists, v. 16, n. 2, p. 43-47, 2022. https://doi.org/10.4103/pjiap.pjiap_40_22

KETCHESON, L.; HAUCK, J.; ULRICH, D. The effects of an early motor skill intervention on motor skills, levels of physical activity, and socialization in young children with autism spectrum disorder: A pilot study. Autism, v. 21, n. 4, p. 481-492, 2017. https://doi.org/10.1177/1362361316650611

KIM, Y.; KIM, M.; PARK, C.; YOU, J. S. H. Effects of Integrative Autism Therapy on Multiple Physical, Sensory, Cognitive, and Social Integration Domains in Children and Adolescents with Autism Spectrum Disorder: A 4-Week Follow-Up Study. Children (Basel)., v. 9, n. 12, p. 1971, 2022. https://doi.org/10.3390/children9121971

LOPES, A.; SOUZA, M. B. de; VICTOR, E. G. Guia prático das principais alterações motoras no autismo. Apae Ciência, v. 17, n. 1, p. 27-31, 2022. https://doi.org/10.29327/216984.17.1-4

LUKITO, S.; NORMAN, L.; CARLISI, C.; RADUA, J.; HART, H.; SIMONOFF, E.; RUBIA, K. Comparative meta-analyses of brain structural and functional abnormalities during cognitive control in attention-deficit/hyperactivity disorder and autism spectrum disorder. Psychol Med., v. 50, n. 6, p. 894-919, apr. 2020. https://doi.org/10.1017/s0033291720000574

MAHMOODIFAR, E.; SOTOODEH, M. S. Combined Transcranial Direct Current Stimulation and Selective Motor Training Enhances Balance in Children With Autism Spectrum Disorder. Percept Mot Skills, 127, n. 1, p. 113-125, 2020. https://doi.org/10.1177/0031512519888072

PAN, C. Y.; CHU, C. H.; TSAI, C. L.; SUNG, M. C.; HUANG, C. Y.; MA, W. Y. The impacts of physical activity intervention on physical and cognitive outcomes in children with autism spectrum disorder. Autism., v. 21, n. 2, p. 190-202, 2017. https://doi.org/10.1177/1362361316633562

PRIYANKA, A. Telang, Waqar Naqvi, Shalaka Dhankar, Shyam Jungade. Effect of manual therapy (met) vs conventional therapy for improving tendo-achilles (ta) flexibility and foot posture in children with autism spectrum disorder. Int J Physio, v. 7, n. 4, p. 181-5, 9 aug. 2020. Available from: https://ijphy.com/index.php/journal/article/view/749

PUSPONEGORO, H. D.; EFAR, P.; SOEDJATMIKO, et al. Gross Motor Profile and Its Association with Socialization Skills in Children with Autism Spectrum Disorders. Pediatr Neonatol, v. 57, n. 6, p. 501-507, 2016. https://doi.org/10.1016/j.pedneo.2016.02.004

REIS, D. T. F.; PEREIRA, R. R.; DA SILVA, R. A. Influence of physiotherapy in the treatment of children with autism spectrum disorder. [S. l.]: Editora Seven, 2023. Available from: http://sevenpublicacoes.com.br/index.php/editora/article/view/776

ROWLAND, D. Redefining autism. Journal of Neurology, Psychiatry and Brain Research, v. 2, 2020. Disponível em: https://kosmospublishers.com/wp-content/uploads/2020/08/Redefining-Autism.pdf

RUGGERI, A.; DANCEL, A.; JOHNSON, R.; SARGENT, B. The effect of motor and physical activity intervention on motor outcomes of children with autism spectrum disorder: A systematic review. Autism, v. 24, n. 3, p. 544-568, apr. 2020. https://doi.org/10.1177/1362361319885215

SANSI, A.; NALBANT, S.; OZER, D. Effects of an Inclusive Physical Activity Program on the Motor Skills, Social Skills and Attitudes of Students with and without Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord., v. 51, n. 7, p. 2254-2270, 2021. https://doi.org/10.1007/s10803-020-04693-z

SANTOS, G. T. S.; MASCARENHAS, M. S.; OLIVEIRA, E. C.v A contribuição da fisioterapia no desenvolvimento motor de crianças com transtorno do espectro autista. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 21, n. 1, p. 129-143, 2021. https://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v21n1p129-143

SHARMA, S. R.; GONDA, X.; TARAZI, FI. Autism Spectrum Disorder: Classification, diagnosis and therapy. Pharmacol Ther., v. 190, p. 91-104, 2018. https://doi.org/10.1016/j.pharmthera.2018.05.007

STEINER, H.; KERTESZ, Z. Effects of therapeutic horse riding on gait cycle parameters and some aspects of behavior of children with autism. Acta Physiol Hung., v. 102, n. 3, p. 324-335, 2015. https://doi.org/10.1556/036.102.2015.3.10

SYMEONIDOU, S. Effects of Physical Activities on Social Skills and Well-being in Autistic Children: A systematic literature review from 2012-2023. [S. l.]: Springer, 2023. Disponível em: https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:1758718/FULLTEXT01.pdf Acesso em: 30 ago. 2023

TSE, C. Y. A.; PANG, C. L.; LEE, P. H. Choosing an Appropriate Physical Exercise to Reduce Stereotypic Behavior in Children with Autism Spectrum Disorders: A Non-randomized Crossover Study. J Autism Dev Disord., v. 48, n. 5, p. 1666-1672, 2018. https://doi.org/10.1007/s10803-017-3419-3

ZILBOVICIUS, M.; MERESSE, I.; BODDAERT, N. Autismo: neuroimagem. Braz J Psychiatry, v. 28, p. s21–8, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000500004

Publicado

27/11/2023

Como Citar

Xavier Botini Nunes, B., Lopes Vieira, F., Teixeira Lima, L., dos Santos Teles, G., de Jesus Lima, A., da Silveira dos Santos Machado, B., & Mayumi Lourenço Mutou, F. (2023). ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NOS TRANSTORNOS MOTORES EM CRIANÇAS COM TEA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114510. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4510