FATORES QUE INFLUENCIAM A FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4524Palavras-chave:
Loyalty, Client, Quality, Fidelização de Clientes., Cliente, QualidadeResumo
O setor de máquinas agrícolas desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola global. A fidelização do cliente nesse mercado é de grande importância, pois a retenção de clientes pode impactar significativamente os lucros das empresas. Este artigo científico tem como objetivo investigar os principais fatores que influenciam a fidelização do cliente no setor de máquinas agrícolas. A pesquisa baseia-se em uma revisão da literatura existente, que destaca a relevância de fatores como qualidade do produto, serviços pós-venda, atendimento ao cliente, confiabilidade da marca e preço competitivo. Além disso, o estudo considera a influência das mudanças tecnológicas e as demandas do mercado consumidor. Os resultados desta pesquisa contribuem para uma compreensão mais abrangente dos elementos que impactam a fidelização dos clientes no setor de máquinas agrícolas. Essas descobertas podem orientar as estratégias de marketing e relacionamento com o cliente das empresas do ramo, visando melhorar a retenção de clientes e, consequentemente, a lucratividade do negócio. Este estudo enfatiza a importância de criar vínculos duradouros com os clientes por meio da entrega de produtos e serviços de qualidade, além de destacar a necessidade de estar atento às mudanças no mercado e às expectativas dos consumidores para se manter competitivo na indústria de máquinas agrícolas.
Downloads
Referências
APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2007. p. 300.
BACHA, C. J. C. Economia e política agrícola no Brasil. São Paulo: Atlas, 2004.
BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. Tradução: Eduardo Teixeira Ayrosa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
CHRISTENSEN, Angela Da Rocha. Marketing: teoria e prática no brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
FOWLER, E. D. investigação sobre a utilização de programas de qualidade nas universidades federais de ensino superior. 2008. Dissertação (mestrado em ciências em engenharia de produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
GAIARDELLI, P.; SACCANI, N.; SONGINI, L. Performance measurement systems in after-sales service: an integrated framework, international. Journal of business performance management, v. 9, n. 2. 2007.
GALE, B. T. Gerenciando o valor do cliente: criando qualidade e serviços que os clientes podem ver. São Paulo: Pioneira, 1996.
GODRI, D. Conquistar e manter clientes. 32. ed. Blumenau: EKO, 1994.
GORDON, I. Marketing de relacionamento. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
GUMMESSON, E. Total relationship marketing. Oxford: Butterworth-Heinemann, 1999.
HOFFMANN, K. D.; BATESON, J. E. G. Princípios de marketing de serviços: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Pioneira Thomson Learming, 2003.
KOTLER, P. Administração De Marketing. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 1998.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, P. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. Tradução de Sabrina Cairo. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 2006.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 9. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
LAMB JR, Charles W.; HAIR JR, Joseph F. Hair. Princípios de marketing. São Paulo: Pioneira Thomoson Learning, 2004.
LEVITT, T. Production-line approach to service. Harvard business review, set./out. 1983.
MELLO, D. Qualidade: a responsabilidade é de todos. [S. l.]: Blog da qualidade, 2014. Disponível em: https://blogdaqualidade.com.br/qualidade-responsabilidade-e-de-todos/. Acesso em: 16 set. 2023.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015. ISBN 9788597001136.
MINAYO, Maria. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e saúde coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.
MOREIRA, Roberto R. O uso da reclamação como meio de coleta de informações nas ouvidorias públicas. 2006. Dissertação (Mestrado em ciência da informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
NETO, J. A. A indústria de máquinas agrícolas no Brasil: Origens e evoluções, revista de. Administração de. Empresas (RAE), Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 57-69, jul./set 1985.
OLIVA, R.; KALLENBERG, R. Managing the transition from products to services. International journal of service industry management; v. 14, n. 2, p. 160, 2003.
PATELLI, L.; PELIZZARI, M.; PISTONI, A.; SACCANI, N. The after-sales service for durable consumer goods. Methods for process analysis and empirical application to industrial cases, 13th international working seminar on production economics, igls (innsbruck), austria, 16–20 february, pre-prints, v. 3, p. 289–299, 2004.
REICHHELD, Frederick F. The loyalty effect. Harvard business school press. [S. l.: s. n.], 1996.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 336p.
SHAPIRO, B. P.; SVIOKLA, J. J. Mantendo clients. Tradução de Pedro Catuanda. São Paulo: Makron Books, 1994.
SHETH, Jagdish N. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001.
UNIVEM, V. É. H.; UNIVEM, M. A. T.; BARBOSA, D. H.; LOPES, L. O. A logística reversa como fonte de vantagem competitiva no segmento de máquinas e equipamentos agrícolas: estudo de caso da empresa x. In: XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 06 a 08 de novembro de 2006.
VIEIRA, W. C. (ed.). Agricultura na virada do milênio: velhos e noves desafios. Viçosa: [s. n.], 2000. p. 93-116.
WISE, R. Baumgartner. Go downstream the new profit imperative in manufacturing. Harvard Business Review, p.133-141, set./oct. 1999.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.