NÍVEL DE FLEXIBILIDADE OBTIDO ATRAVÉS DO TESTE DE SENTAR E ALCANÇAR A PARTIR DE ESTUDO REALIZADO COM ALUNAS DE ZUMBA EM UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA DE CORNÉLIO PROCÓPIO-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.4525

Palavras-chave:

Flexibilidade, Zumba Fitness, Atividade Física Aeróbica

Resumo

O estudo a seguir fundamentou-se sobre os níveis de flexibilidade de alunas praticantes da modalidade Zumba®, de uma academia de ginástica da cidade de Cornélio Procópio, estado do Paraná, a fim de avaliar através de pesquisa formal os benefícios que a modalidade pode trazer para os seus praticantes, com foco específico no desenvolvimento da flexibilidade. Foram avaliados 15 alunos do sexo feminino, frequentadores da turma de Zumba®, entre 30 e 65 anos de idade, onde foram submetidos ao teste de sentar e alcançar através do banco de Wells, sendo feita a primeira coleta de dados no dia 04 de setembro de 2023 e a segunda coleta para análise e comparação realizada no dia 06 de novembro de 2023. Desta forma tem-se a seguinte pergunta de pesquisa; a Zumba®, de fato, pode desenvolver a flexibilidade de forma significativa a ponto de trazer benefícios a seus praticantes para atividades comuns e diárias a longo prazo? Tendo como objetivo geral, analisar os dados de comparação do nível de flexibilidade de praticantes de zumba® das alunas de uma turma da modalidade de uma academia de ginástica da cidade de Cornélio Procópio/PR.

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Biografia do Autor

  • Júlio Cezar Rosa Senefonte

    Acadêmico do curso de bacharel em Educação Física. Email: julio.senefonte@gmail.com.

  • Edson Leandro Biage

    Professor Mestre adjunto do curso de bacharel em Educação Física pela Faculdade Cristo Rei.

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Publicado

15/11/2023

Como Citar

NÍVEL DE FLEXIBILIDADE OBTIDO ATRAVÉS DO TESTE DE SENTAR E ALCANÇAR A PARTIR DE ESTUDO REALIZADO COM ALUNAS DE ZUMBA EM UMA ACADEMIA DE GINÁSTICA DE CORNÉLIO PROCÓPIO-PR. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e414525. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.4525