ANAFILAXIA NA EMERGÊNCIA: REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Beatriz Moraes Gonçalves
  • Camila Nakamura Perissê Pereira
  • Danielle Braz Amarílio Cunha
  • Júlia Pinheiro São Pedro
  • Juliana Barrozo Fernandes Borges
  • Milton Rego Paula Junior
  • Pedro Henrique Bersan Menezes
  • Sarah Godoi Carvalho
  • Yngrid Carneiro Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.453

Palavras-chave:

Anafilaxia; Diagnóstico; Emergências; Epidemiologia; Terapêutica.

Resumo

Introdução: A anafilaxia corresponde a uma reação imunológica sistêmica aguda que apresenta uma taxa frequente na emergência. Em muitos casos, sua evolução é imprevisível e grave, demandando um melhor conhecimento dessa enfermidade pelos profissionais. Metodologia: Realizou-se uma revisão de literatura. A coleta de dados foi efetuada no SCIELO e no PUBMED com o uso dos descritores em saúde: “Anafilaxia; Diagnóstico; Emergência; Epidemiologia; Terapêutica”. Resultados: Selecionou-se 19 artigos publicados em inglês e em português entre os anos de 2012 e 2020. A anafilaxia geralmente decorre de um mecanismo imunológico contra diferentes antígenos expostos a uma pessoa previamente sensibilizada. Sua patogênese envolve a ativação direta dos mastócitos, que promovem a liberação de mediadores inflamatórios. Tais substâncias desencadeiam o início abrupto dos sintomas. Durante as crises, os pacientes apresentam sintomas predominantes nos sistemas tegumentar e respiratório. O diagnóstico é sintomatológico. O manejo terapêutico deve ser rápido para prevenir complicações severas e o fármaco de escolha é a adrenalina. A compreensão acerca dessa condição ainda está defasada por alguns profissionais de saúde, o que embasa a condução clínica ineficaz de alguns pacientes bem como a maior ocorrência de óbito. Conclusão: A anafilaxia é uma condição clínica potencialmente fatal que deve ser manejada corretamente na emergência, para reduzir o número de óbitos. Contudo, o seu insuficiente conhecimento por alguns médicos e acesso à adrenalina no país dificultam que isso ocorra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Moraes Gonçalves

Acadêmica curso de Medicina no Centro Universitário de Brasília/ DF, atualmente no 6º semestre da graduação. Bolsista em Projeto de Iniciação Científica financiado pelo CNPq. Ligante da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica do UniCEUB - LiACiP. Ligante da Liga de Emergências Médicas do Distrito Federal - LEM DF. Fundadora e Ex-Ligante da Liga Acadêmica de Patologia - LAP.

Camila Nakamura Perissê Pereira

Graduanda do curso de Medicina no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) (2018-presente). Monitora de Habilidades Clínicas V (Semiologia Pediátrica). Membro fundador e Vice Presidente Local para Assuntos Externos do comitê local não-pleno da IFMSA Brazil UniCEUB. Membro efetivo da Liga Acadêmica de Cirurgia Geral do DF (LAGIG - DF), da Liga Acadêmica de Medicina Interna do DF (LAMINT-DF) e da Liga Acadêmica de Pediatria do UniCEUB Dra. Elisa de Carvalho (LiPEC - UniCEUB), mediante aprovação nos respectivos processos seletivos. Ex membro do Núcleo de Apoio ao Calouro (NAC) e ex Diretora de Ensino do Centro Acadêmico de Medicina João Herculino de Souza Lopes (CAMedU) (2019-2020). Proficiência em Português e Inglês, graduada em curso avançado de inglês pela Casa Thomas Jefferson em 2018. 

Danielle Braz Amarílio Cunha

Graduanda em Medicina no 6o semestre pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Atual vice-presidente da Liga de Pediatria do UniCEUB Dra. Elisa de Carvalho (LIPEC-UniCEUB). Atual Secretária Geral Local do comitê local IFMSA BRAZIL UniCEUB. Membro efetivo da da Liga de Patologia do UniCEUB (LAP-UniCEUB), após respectivo processo seletivo. Membro efetivo da Liga de Geriatria e Gerontologia do Distrito Federal (LAGG-DF) (2/2020). Diretora do Departamento de Ação Social do Centro Acadêmico de Medicina João Herculino de Souza Lopes (CAMEDU) no ano de 2019. Membro efetivo da Liga de Gastropediatria do Distrito Federal (2/2019-1/2020). Graduada no Curso de Inglês Classic Expert, Casa Thomas Jefferson, Brasília (2017). Alemão Básico pelo Diretório Central Estudantil do Centro Universitário de Brasília (2019). 

Júlia Pinheiro São Pedro

Estudante do 3º ano de Medicina do Centro Universitário de Brasília (2018 - 2024). Ex-membro da Liga Acadêmica de Pediatria Dra. Elisa de Carvalho - LiPEC (2019 - 2020), Ex-membro da Liga Acadêmica de Nutrologia do UniCEUB - LaNutro, atuando no cargo de Secretária (2018 - 2019), Ex-membro da Liga Acadêmica de Oncologia do Distrito Federal - LiOn-DF (2019 - 2019). Participou da Diretoria de Marketing do Centro Acadêmico de Medicina João Herculino de Souza Lopes - CAMedU (2019-2019). Participou como voluntária da Campanha de Vacinação contra a COVID-19 promovida pela SEJUS-DF (2021). Atualmente, responsável pela Secretaria da Liga Acadêmica de Oncologia e Cuidados Paliativos do Distrito Federal - LOCP-DF. 

Juliana Barrozo Fernandes Borges

Estudante do 3º ano de Medicina do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) - 2018 -2024. Membro Efetivo da Liga Acadêmica de Infectologia do UniCEUB - LAINF (2019 - ), Membro Efetivo da Liga Acadêmica de Pediatria Dra. Elisa de Carvalho - LiPEC (2020 - ), Membro Efetivo da Liga Acadêmica de Clínica Médica (2020 - ). Participou da Diretoria de Ação Social do Centro Acadêmico de Medicina João Herculino de Souza Lopes - CAMedU (2019-2020). Atualmente, participa da Diretoria de Marketing e Comunicação da IFMSA Brazil UniCEUB. 

Milton Rego Paula Junior

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Católica de Goiás (1997) e mestrado em Patologia Molecular pela Universidade de Brasília (2003).Doutorado em Ciências Médicas pela UnB (2018). Atualmente é professor do Uniceub e Faciplac. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: macrófago, imunologia, peróxido de hidrogênio e pentoxifilina e experiência em hematologia, nos seguintes temas: anemias, leucemias e perfil eletroforético de hemoglobina. Também tem experiência na área de Hematologia e Hemoterapia. Coordenador dos módulos de mecanismos de Agressão e Defesa e Percepção, Consciência e Coordenação no curso de medicina do UniCEUB.

Pedro Henrique Bersan Menezes

Graduando em Medicina no Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil. Ensino Fundamental e Médio completos no Colégio Leonardo da Vinci, Brasília. Membro da Liga de Pediatria do UniCEUB Dra. Elisa de Carvalho (LiPEC - UniCEUB) durante o período de 2019/2 a 2020/2 e Ex-diretor de mídia e comunicação da Liga de Pediatria do UniCEUB Dra. Elisa de Carvalho (LiPEC - UniCEUB). Ex-diretor de pesquisa da Liga de Clínica Médica (LCM) do Centro Universitário de Brasília, mediante aprovação nos respectivos processos seletivos. Fluente em Português, com ótimo conhecimento em Inglês e básico conhecimento em japonês.

Sarah Godoi Carvalho

Graduanda em Medicina pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Participa da atual gestão (2021-2022) da Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) do UniCEUB, vinculada à Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) e à International Federation of Medical Students Associations (IFMSA). Co-fundadora e ex Diretora de Extensão da Liga Acadêmica de Patologia do UniCEUB (LAP). Membro efetivo e atual Diretora de Pesquisa da Liga Acadêmica de Urgências e Emergências do UniCEUB (LUEMU). Membro efetivo da Liga Acadêmica de Clínica Médica do UniCEUB (LCM). Ex membro da Liga Médico-Acadêmica de Cirurgia Plástica do Distrito Federal (LIMACIP-DF). Estagiária da Secretária de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), no programa de estágios para estudantes, vinculado à Associação dos Estudantes de Medicina do Distrito Federal (AEMED-DF). 

Yngrid Carneiro Aguiar

Acadêmica do curso de Medicina do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Membro da diretoria da Liga Acadêmica de Pneumologia do UniCEUB (LIAP). Membro efetivo da Liga Acadêmica de Clínica Médica do UniCEUB (LCM). Membro efetivo da Liga Acadêmica Acadêmica de Medicina Interna do DF (LAMINT-DF). Ex membro da diretoria fundadora da Liga Acadêmica de Patologia do UniCEUB (LAP). Membro Associado da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tissologia (SBPT). Atual monitora no eixo de Habilidades Semiológicas no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Pesquisadora do Hospital da Criança de Brasília (HCB) 2020-2021

Downloads

Publicado

18/07/2021

Como Citar

Gonçalves, B. M. ., Pereira, C. N. P. ., Cunha, D. B. A. ., São Pedro, J. P. ., Borges, J. B. F. ., Paula Junior, M. R. ., Menezes, P. H. B., Carvalho, S. G. ., & Aguiar, Y. C. . (2021). ANAFILAXIA NA EMERGÊNCIA: REVISÃO DA LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26453. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.453