PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI) E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: PROMOVENDO UMA SOCIEDADE MAIS EQUITATIVA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4621

Palavras-chave:

Inclusão. Plano de Desenvolvimento Individualizado. Educação.

Resumo

Esse artigo traz uma reflexão acerca da inclusão no contexto educacional brasileiro, resgatando algumas legislações que resguardam o direito de todas as pessoas ao acesso à educação, a necessidade do cumprimento destas diretrizes, bem como a importância do comprometimento de todos os profissionais envolvidos no processo, e de uma reflexão coletiva sobre o assunto. Apresenta uma entrevista com duas professoras da rede estadual de ensino de Santa Catarina (SC), suas visões, metodologias e práticas em relação à educação inclusiva no dia a dia da escola. Mostra, também, a importância e os benefícios do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI), como pode ser implementado na educação brasileira, os passos necessários para a criação de um PDI, uma ferramenta importante que busca atender as necessidades individuais dos estudantes, suas particularidades, enaltecendo suas potencialidades, em busca de um processo de ensino-aprendizagem efetivo e eficaz, que perpassa a melhoria do desempenho acadêmico, ao aumentar a motivação dos alunos e reduzir as taxas de abandono escolar.

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Biografia do Autor

Daniella Fernandes

Grupo Escolar Municipal Marlene Pereira Zuchi.

Adriana Milanez Suzigan

FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana.

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Publicado

03/01/2024

Como Citar

Fernandes, D., & Milanez Suzigan, A. (2024). PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO (PDI) E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: PROMOVENDO UMA SOCIEDADE MAIS EQUITATIVA NO BRASIL . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514621. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4621