TERAPIA OCUPACIONAL TRANSFORMANDO AS EMOÇÕES E OS SENTIMENTOS DE ADOLESCENTES NA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.465Palavras-chave:
Adolescência, Terapia Ocupacional, Construção, Emoção, Sentimentos.Resumo
Metade dos jovens matriculados na educação pública do Município de São Gonçalo encontram-se na faixa etária de 15 anos a 17 anos, os quais não costumam verbalizar aquilo que sente, mas revelam seus sentimentos e emoções pelo tom de voz, expressão facial/corporal ou por outras formas não verbais. O objetivo do estudo é analisar se a emoção e os sentimentos favorecem a criação de vínculos afetivos, ampliam sua comunicação e interação social. Estudo descritivo/exploratório, com enfoque qualitativo, com base na sociopoética e na Terapia Ocupacional, cujo foco é o corpo, capaz de articular a questão da emoção e do sentimento, buscando interligar subsídios teórico-práticos relativos ao emprego da modalidade expressiva construção, com o intuito de auxiliar aos adolescentes em seu processo natural de desenvolvimento. A análise dos dados se baseou na mudança de comportamento e pela projeção nos lugares sociomíticos. Participaram da pesquisa 33 alunos do ensino médio e fundamental. Eles optaram pelo lugar surreal - falha-caminho-túnel - representativo da emoção e sentimentos. Por meio da atividade de construção surgiram inúmeras opções de descoberta, o que favoreceu o equilíbrio emocional, desenvolveu a expressão, a criatividade e a imaginação possibilitando a descarrega das tensões e a exteriorização das alegrias, temores, desejos e fantasias, pois o ato de construir proporcionou o autoconhecimento, oportunizou o amadurecimento e o reconhecimento de sua identidade. Concluiu-se que se faz necessário ampliar a ação da Terapia Ocupacional com adolescentes para que os mesmos possam externar suas questões emocionais e sociais e desenvolverem seu autoconhecimento.
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