RELEVANCE OF ETHYL LACTATE AMONG THE CACHAÇA ESTERS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.467

Palavras-chave:

Palavras-Chaves: bactérias láticas, bebidas destiladas, componentes do aroma, composição da cachaça.

Resumo

RESUMO

O avanço na tecnologia da cachaça ─ aguardente de cana produzida no território brasileiro ─ tem ensejado a busca por parâmetros que permitam aprimorar sua caracterização química e especificidades sensoriais. Os ésteres são importantes agentes de aroma, mas seu monitoramento rotineiro, conforme referendado na legislação brasileira, restringe-se à quantificação do teor de acetato de etila, que advém do metabolismo das leveduras (Saccharomyces cerevisiae). No entanto, sendo produzida em ambiente rural a partir do caldo de cana fresco, a fermentação da “cachaça de alambique” enseja a presença e atividade de bactérias produtoras do ácido lático, tornando previsível a participação do lactato de etila entre os ésteres da cachaça. Nesse trabalho, foram comparados os teores de lactato de etila e acetato de etila em 247 amostras correspondentes a 56 marcas produzidas em onze estados brasileiros.  Os resultados evidenciaram a presença do lactato de etila em teores que alteram significativamente o resultado da participação quantitativa dos ésteres na composição da cachaça. Tal fato é especialmente relevante tendo em vista que bactérias láticas são GRAS e têm sido empregadas como recurso para aprimoramento da qualidade sensorial de vinhos e outras bebidas alcoólicas. Assim, é importante estimular estudos sobre a contribuição das bactérias láticas para a qualidade sensorial da cachaça. O lactato de etila, além de sinalizar uma especificidade química de ocorrência natural na cachaça, é um marcador de outras possíveis peculiaridades químicas e sensoriais cuja pesquisa deve ser estimulada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena Simão Marinho, Laboratório LABM

Engenheira de alimentos (2002) com mestrado em ciência de alimentos (UFMG), atua em P&D no Laboratório LABM há 15 anos, onde faz pesquisas (parceria com UFMG e outros órgãos), ministra cursos  e presta consultorias em ciência e tecnologia de bebidas para o setor produtivo. 

David Lee Nelson

Graduado em Química (Augutana College),  PhD em Química (Purdue University, 1968). Aposentou-se como Professor titular pela UFMG (Departamento de Alimentos) e continua como professor visitante orientador de mestrado e doutorado (UFVJM). Consultor ad-hoc de diversas revitas nacionais e internacionais, professor titular aposentado pela Faculdade de Farmácia da UFMG.

Downloads

Publicado

18/07/2021

Como Citar

Biagionei Maia, A., Simão Marinho, L., & Lee Nelson , D. . (2021). RELEVANCE OF ETHYL LACTATE AMONG THE CACHAÇA ESTERS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26467. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.467