A PROBLEMÁTICA DE ASSÉDIO SEXUAL DAS ALUNAS NO MEIO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE MUTARARA EM MOÇAMBIQUE (2014-2019)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4676Palavras-chave:
Ambiente escolar, Ensino, RaparigasResumo
A Escola Secundária de Mutarara (ESM) regista anualmente muitos casos de assédio sexual, ocasionando gravidezes precoces, contaminações por infencções de transmissão sexual e desistência das alunas na escola. Este estudo tem como objectivo compreender a problemática de assédio sexual em alunas da ESM, e foi realizado nos meses de Outubro de 2020 a Fevereiro de 2021. Trata-se duma pesquisa mista, explicativa, descritiva e estudo de caso. O estudo teve como amostra 102 respondentes e os mesmos foram escolhidos através de amostragem aleatória simples e intencional. Os dados foram colectados usando entrevistas semiestruturadas e inquérito por questionário. A análise dos resultados foi feita através das técnicas de análise de conteúdo e tratamento estatístico. A ocorrência de assédio sexual se deve ao fraco aproveitamento das alunas (39%), medo pela reprovação das alunas (33%), pobreza das alunas (17%) e impunidade de assediadores (8%). As consequências de assédio sexual são: abandono escolar (50%), gravidez precoce (25%), danos físicos e mentais (12.5%) e infecções de transmissão sexual (12.5%). Os agentes praticantes de assédio sexual são os professores (89%) e funcionários da escola (11%) e por fim os tipos de assédio sexual mais comuns são: contacto físico sexual (22%) e o contacto físico sem relação sexual (78%). Para inverter essa problemática na ESM sugere-se punição exemplar aos assediadores, maior acção da direcção da escola e realização de mais actividades de sensibilização nas comunidades para a prevenção de assédio sexual nessa instituição de ensino.
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