A PROBLEMÁTICA DE ASSÉDIO SEXUAL DAS ALUNAS NO MEIO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE MUTARARA EM MOÇAMBIQUE (2014-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4676

Palavras-chave:

Ambiente escolar, Ensino, Raparigas

Resumo

A Escola Secundária de Mutarara (ESM) regista anualmente muitos casos de assédio sexual, ocasionando gravidezes precoces, contaminações por infencções de transmissão sexual e desistência das alunas na escola. Este estudo tem como objectivo compreender a problemática de assédio sexual em alunas da ESM, e foi realizado nos meses de Outubro de 2020 a Fevereiro de 2021. Trata-se duma pesquisa mista, explicativa, descritiva e estudo de caso. O estudo teve como amostra 102 respondentes e os mesmos foram escolhidos através de amostragem aleatória simples e intencional. Os dados foram colectados usando entrevistas semiestruturadas e inquérito por questionário. A análise dos resultados foi feita através das técnicas de análise de conteúdo e tratamento estatístico. A ocorrência de assédio sexual se deve ao fraco aproveitamento das alunas (39%), medo pela reprovação das alunas (33%), pobreza das alunas (17%) e impunidade de assediadores (8%). As consequências de assédio sexual são: abandono escolar (50%), gravidez precoce (25%), danos físicos e mentais (12.5%) e infecções de transmissão sexual (12.5%). Os agentes praticantes de assédio sexual são os professores (89%) e funcionários da escola (11%) e por fim os tipos de assédio sexual mais comuns são: contacto físico sexual (22%) e o contacto físico sem relação sexual (78%). Para inverter essa problemática na ESM sugere-se punição exemplar aos assediadores, maior acção da direcção da escola e realização de mais actividades de sensibilização nas comunidades para a prevenção de assédio sexual nessa instituição de ensino.

 

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Biografia do Autor

Américo Sabonete Ruchucho Muatendauafa

Américo Sabonete Ruchucho Muatendauafa, moçambicano, Mestre em Planeamento Territorial e Conservação da Biodiversidade, residente na Cidade de Chimoio, Moçambique.

Sérgio Vasco Estevão Jibissone

Doutorando em Ciências de Educação com especialização em Educação Inclusiva e Pedagogia diferenciada na Universidade Jean Piaget de Moçambique, Mestre em Gestão e Administração Educacional pela Universidade Católica de Moçambique, Licenciado em Ensino de Biologia pela Universidade Católica de Moçambique, Funcionário da Direcção Provincial de Educação de Tete, Docente a tempo parcial na Universidade Católica de Moçambique (IED) e Universidade Aberta ISCED, Tete, Moçambique.

Alfredo José Celestino António

Mestre em Gestão e Administração Educacional pela Universidade Católica de Moçambique, Licenciado em Ensino de Biologia pela Universidade Pedagógica, Docente da Escola Secundária de Tete,  Moçambique.

Sigalho Charles Chacanza

Mestre em Gestão Estratégica dos Recursos Humano pela Universidade Alberto Chipande, Licenciado em Ensino de Geografia pela Universidade Pedagógica, Docente da Escola Secundária Samora Machel da Beira, Docente a tempo parcial na Universidade Católica de Moçambique, Moçambique.

Eduardo Baptista de Alegre Jairoce

Mestrando em Gestão Ambiental na UniLicungo, Pós-graduado em Segurança Alimentar e Nutricional pela UNESP ̸ UniZambeze, Licenciado em Ensino de Biologia pela Universidade Pedagógica, Docente da Escola Secundária de Ulónguè, Docente a tempo parcial na Universidade Católica de Moçambique (IED),  Ulónguè, Moçambique.

Armando Pedro Sabonete

Licenciado em Ensino de Educação Visual com Habilitações em Desenho de Construção pela Universidade Pedagógica, Licenciando em Engenharia Informática na UniZambeze, Docente na Escola Secundária de Muchatazina da Beira,  Beira, Moçambique.

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Publicado

22/12/2023

Como Citar

Sabonete Ruchucho Muatendauafa, A., Vasco Estevão Jibissone, S., José Celestino António, A., Charles Chacanza, S., Baptista de Alegre Jairoce, E., & Pedro Sabonete, A. (2023). A PROBLEMÁTICA DE ASSÉDIO SEXUAL DAS ALUNAS NO MEIO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE MUTARARA EM MOÇAMBIQUE (2014-2019). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124676. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4676