EVASÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA BRASILEIRA UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4707

Palavras-chave:

Educação Profissional, Evasão Escolar, Literatura Científica, Multifatorial

Resumo

O estudo de caso “Evasão na Educação Profissional Técnica de Jovens e Adultos: o caso da Instituição Pública Estatal Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC” buscou compreender como a educação profissional no Brasil e a evasão escolar são tratadas pela literatura científica. Os resultados dessa pesquisa evidenciaram que a evasão escolar é um fenômeno multifatorial, que a educação profissional é, ainda hoje, tratada como uma educação assistencialista e destinadas às classes inferiores socialmente e a persistência da dualidade ensino propedêutico/profissionalizante na educação profissional técnica brasileira. A revisão de literatura indicou, também, que após integração do ensino médio convencional, que concentrava a maior parte da população de alunos, com o ensino profissional técnico (EMI), o fenômeno evasão no ensino profissionalizante técnico (EPT) ganhou um maior destaque com a contabilização de uma parcela muito significativa de estudantes evadidos. Os resultados da pesquisa bibiográfica sobre as possíveis causas de evasão escolar nos cursos técnicos da FAETEC, detectou que: as retenções escolares, as práticas docentes, as metodologias de ensino, a insuficiência de aprendizagem, a distância entre a inovação tecnológica que o mercado de trabalho solicita e o que a Instituição Escolar oferece, a falta de informações sobre as profissões técnicas, a situação socioeconômica dos alunos e a falta de subsídios financeiros para estudar em um curso técnico contribuem para a evasão escolar.

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Biografia do Autor

Margareth Nunes Silva

Doutora em Ciências da Educação pela UCP-PYG e professora do curso técnico em eletrotécnica da ETE Ferreira Viana - Faetec. Universidad Columbia del Paraguay.

Maria Aparecida Monteiro da Silva

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Universidad Columbia del Paraguay.

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Publicado

24/12/2023

Como Citar

Nunes Silva, M., & Monteiro da Silva , M. A. (2023). EVASÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA BRASILEIRA UM ESTUDO DE REVISÃO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124707. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4707