AÇÕES PARA MINIMIZAR A EVASÃO NO IFMG-GV: CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4724Palavras-chave:
Evasão escolar, Instituição de Ensino, EngenhariaResumo
Este estudo traz a problemática da evasão no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares (IFMG-GV), buscando compreender as diferentes facetas apresentadas por ele, sendo que no início apresenta a definição conceitual de evasão e coloca a situação vivenciada na atualidade pelas instituições de ensino superior, em especial pelo curso em voga. A seguir, apresenta uma análise estatística, revelando um aumento nos índices de evasão, com expressivas taxas em cursos a distância e também presenciais. Por meio de autores renomados, destaca que a evasão escolar é uma questão social que não envolve somente as instituições de ensino, mas também outros fatores como os familiares, socioeconômico e políticos. O texto explora diversas maneiras de medir a evasão e apresenta fórmulas utilizadas pelo SEMESP e pelo INEP. A metodologia usada para a pesquisa foi o estudo de caso no IFMG-GV, que visou analisar os dados dos últimos cinco anos do curso. Foram propostas diversas análises para uma série de fatores, sendo que os mais significativos foram as dificuldades de relacionamento, a falta de apoio, desafios acadêmicos até a falta de identificação com o curso. O estudo destacou a importância de compreender a evasão no contexto específico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. A abordagem qualitativa e quantitativa da pesquisa proporcionou uma visão abrangente dos motivos e das características dos evadidos, fornecendo subsídios para a implementação de medidas preventivas e corretivas.
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