CULTURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR DESAFIOS E PROMOVER A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS IMIGRANTES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4735

Palavras-chave:

Estratégias, Desafios, Educação, Integração., Estudantes estrangeiros

Resumo

A interculturalidade é um fato evidente na sociedade atual, visto que nosso país tem recebido muitos estrangeiros, e isso representa um grande desafio para as instituições de ensino demandando inovações nas práticas metodológicas dos professores. Faz-se necessário o uso de  estratégias para minimizar os desafios dos imigrantes nas escolas brasileiras para que possam sentir-se acolhidos, integrados ao ambiente escolar, e que possam manifestar-se sem medo de serem julgados pela diferença cultural que trazem consigo. Á visto disso, esse artigo tem por objetivo apresentar abordagens metodológicas que contemplem a diversidade cultural minimizando os desafios dos estudantes imigrantes nas escolas brasileiras, oportunizando a construção de uma aprendizagem mais significativa para todos. Quanto à abordagem metodológica trata-se de um estudo qualitativo, cuja pesquisa foi realizada com 27 estudantes estrangeiros e 32 professores brasileiros. O artigo aborda estratégias que podem ser implantadas no cotidiano escolar para promover um ambiente educacional mais inclusivo e aponta possibilidades para facilitar a integração dos  estudantes estrangeiros.

 

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Biografia do Autor

Helena Teresinha Reinehr Stoffel

Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. 

Aloisio Oliveira Ramos

Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especializações em História e Metodologia do Ensino Superior. Bacharel em Arquivologia pela UFBA. 

Eliane Moraes da Cruz Gomes

Mestranda em  formação de professores pela Universidad Europea del Atlántico, Espanha (UNEA). Graduada em Geografia, especialização em metodologia do ensino história e geografia. Graduada em pedagogia, especialização em psicopedagogia. 

Luciane Demiquei Gonzatti

Mestranda em Educação com especialização em Educação Superior - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). 

Luciana Borges Felipe Netto

Mestranda em Educação com especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos. Graduada em Letras pela Universidade Federal  de Goiás. 

Márcia Helena Arozi

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em História. 

Katiuscia Souza Rêgo

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico. 

Valéria Lúcia Albuquerque

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em História. 

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Publicado

01/01/2024

Como Citar

Reinehr Stoffel, H. T., Oliveira Ramos, A., Moraes da Cruz Gomes, E., Demiquei Gonzatti, L., Borges Felipe Netto, L., Arozi, M. H., … Albuquerque, V. L. (2024). CULTURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR DESAFIOS E PROMOVER A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS IMIGRANTES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514735. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4735