CULTURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR DESAFIOS E PROMOVER A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS IMIGRANTES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4735Palavras-chave:
Estratégias, Desafios, Educação, Integração., Estudantes estrangeirosResumo
A interculturalidade é um fato evidente na sociedade atual, visto que nosso país tem recebido muitos estrangeiros, e isso representa um grande desafio para as instituições de ensino demandando inovações nas práticas metodológicas dos professores. Faz-se necessário o uso de estratégias para minimizar os desafios dos imigrantes nas escolas brasileiras para que possam sentir-se acolhidos, integrados ao ambiente escolar, e que possam manifestar-se sem medo de serem julgados pela diferença cultural que trazem consigo. Á visto disso, esse artigo tem por objetivo apresentar abordagens metodológicas que contemplem a diversidade cultural minimizando os desafios dos estudantes imigrantes nas escolas brasileiras, oportunizando a construção de uma aprendizagem mais significativa para todos. Quanto à abordagem metodológica trata-se de um estudo qualitativo, cuja pesquisa foi realizada com 27 estudantes estrangeiros e 32 professores brasileiros. O artigo aborda estratégias que podem ser implantadas no cotidiano escolar para promover um ambiente educacional mais inclusivo e aponta possibilidades para facilitar a integração dos estudantes estrangeiros.
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