CULTURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR DESAFIOS E PROMOVER A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS IMIGRANTES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4735

Palavras-chave:

Estratégias, Desafios, Educação, Integração., Estudantes estrangeiros

Resumo

A interculturalidade é um fato evidente na sociedade atual, visto que nosso país tem recebido muitos estrangeiros, e isso representa um grande desafio para as instituições de ensino demandando inovações nas práticas metodológicas dos professores. Faz-se necessário o uso de  estratégias para minimizar os desafios dos imigrantes nas escolas brasileiras para que possam sentir-se acolhidos, integrados ao ambiente escolar, e que possam manifestar-se sem medo de serem julgados pela diferença cultural que trazem consigo. Á visto disso, esse artigo tem por objetivo apresentar abordagens metodológicas que contemplem a diversidade cultural minimizando os desafios dos estudantes imigrantes nas escolas brasileiras, oportunizando a construção de uma aprendizagem mais significativa para todos. Quanto à abordagem metodológica trata-se de um estudo qualitativo, cuja pesquisa foi realizada com 27 estudantes estrangeiros e 32 professores brasileiros. O artigo aborda estratégias que podem ser implantadas no cotidiano escolar para promover um ambiente educacional mais inclusivo e aponta possibilidades para facilitar a integração dos  estudantes estrangeiros.

 

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Biografia do Autor

  • Helena Teresinha Reinehr Stoffel

    Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. 

  • Aloisio Oliveira Ramos

    Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especializações em História e Metodologia do Ensino Superior. Bacharel em Arquivologia pela UFBA. 

  • Eliane Moraes da Cruz Gomes

    Mestranda em  formação de professores pela Universidad Europea del Atlántico, Espanha (UNEA). Graduada em Geografia, especialização em metodologia do ensino história e geografia. Graduada em pedagogia, especialização em psicopedagogia. 

  • Luciane Demiquei Gonzatti

    Mestranda em Educação com especialização em Educação Superior - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). 

  • Luciana Borges Felipe Netto

    Mestranda em Educação com especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos. Graduada em Letras pela Universidade Federal  de Goiás. 

  • Márcia Helena Arozi

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em História. 

  • Katiuscia Souza Rêgo

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico. 

  • Valéria Lúcia Albuquerque

    Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em História. 

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Publicado

01/01/2024

Como Citar

CULTURA EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS PARA SUPERAR DESAFIOS E PROMOVER A INTEGRAÇÃO DE ALUNOS IMIGRANTES NAS ESCOLAS BRASILEIRAS. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514735. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4735