INFLUÊNCIA DA DESINFORMAÇÃO SOBRE AS PROFISSÕES TÉCNICAS E DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS ESTUDANTES NA EVASÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA FAETEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4743

Palavras-chave:

Educação Profissional, Ensino Fundamental, Evasão Escolar, Informações, Multimétodos

Resumo

O estudo de caso “Evasão na Educação Profissional Técnica de Jovens e Adultos: o caso da Instituição Pública Estatal Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – Faetec, com abordagens multimétodos, objetivou analisar quais as possíveis razões que induzem à evasão escolar nos Cursos de Educação Profissional Técnica, na modalidade integrado ao ensino médio. Os resultados da análise qualitativa do objetivo específico que tratou de averiguar se a falta de informações sobre as profissões técnicas, já no ensino fundamental, e a situação socioeconômica dos discentes afetam os índices de evasão das Unidades Técnicas e cursos técnicos da Faetec selecionadas para a pesquisa, identificaram que essa falta de informações e condição socioeconômica do aluno afetam negativamente esse índice. Porém, essas informações dependem de uma ação integrada entre as gestões estadual e municipal e a condição socioeconômica dos alunos, detectada como mais uma das causas da evasão escolar no lócus da pesquisa, está ligada à criação de macro políticas socioeconômicas que objetivem combater a desigualdade social e que são de responsabilidade do Estado. Do mesmo modo, a falta de um auxílio pecuniário para os alunos dessa modalidade de ensino também foi considerada como fator motivador de evasão. A coleta e análise de informações foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com uso da técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin.

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Biografia do Autor

Margareth Nunes Silva

Doutora em Ciências da Educação pela UCP-PYG e professora do curso técnico em eletrotécnica da ETE Ferreira Viana - Faetec. Universidad Columbia del Paraguay.

Maria Aparecida Monteiro da Silva

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela.  Universidad Columbia Del Paraguay.

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Publicado

01/01/2024

Como Citar

Nunes Silva, M., & Monteiro da Silva , M. A. (2024). INFLUÊNCIA DA DESINFORMAÇÃO SOBRE AS PROFISSÕES TÉCNICAS E DA SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS ESTUDANTES NA EVASÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA FAETEC . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514743. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4743