COMUNICAÇÃO INTERNA: UMA ANÁLISE NA INTERAÇÃO ENTRE FUNCIONÁRIOS E ORGANIZAÇÃO EM UM HOSPITAL EM GOVERNADOR VALADARES-MG
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4766Palavras-chave:
Comunicação Interna, Comunicação Efetiva, Desburocratização de Processos, Implementação de MelhoriasResumo
Os conceitos de comunicação efetiva e endomarketing estão cada vez mais atrelados ao sucesso de uma organização, visto que, uma organização que possui uma comunicação interna eficiente alcança resultados melhores em seus processos, maior satisfação de seu público interno e maior fluidez no fluxo de trabalho. Atualmente, a comunicação deve ser vista como uma ferramenta de estratégia organizacional. As falhas de comunicação, os processos burocráticos e arcaicos causam desmotivação dos colaboradores, erros, falta de engajamento do público interno e, consequentemente, afeta o desempenho de toda a organização. A empresa estudada neste trabalho é um hospital situado na cidade de Governador Valadares-MG. Visto que as instituições hospitalares possuem uma rede de relacionamentos complexa, por contar com muitos colaboradores e setores, é mais do que necessário que haja uma comunicação interna efetiva e eficiente. Para isso, foi analisado o atual fluxo de comunicação do hospital entre os colaboradores, departamento pessoal e a instituição em si, a fim de propor melhorias nos processos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, voltada para a resolução de um problema específico, buscando informações bibliográficas sobre a comunicação interna nas organizações. Foi utilizada uma abordagem qualitativa para analisar o cenário atual da comunicação interna do Hospital. Os resultados mostram que o fluxo atual se mostra muito arcaico e ineficiente, causando muitas falhas e problemas de comunicação interna, em que a informação não chega para todos de maneira efetiva. Foram propostas implementações de tecnologias que otimizarão os processos, trazendo benefícios para a comunicação interna da instituição.
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