PROBLEMÁTICA DA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA: O ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4769Palavras-chave:
Sofrimentos psíquicos. Assédio moral. Ambiente de trabalho.Resumo
O assédio moral no local de trabalho é um problema que vem acontecendo de forma habitual desde muito tempo. No entanto, esse problema ocupa o debate atual nos últimos anos, com estudos e pesquisas sendo desenvolvidos a respeito deste tema. O sofrimento neste setor se apresenta de várias formas. De problemas físicos a sofrimentos psíquicos, o que se percebe é que a violência nesse ambiente assume contornos cada vez mais perversos e sutis. A atividade laboral é a essência pela qual o indivíduo se conecta a produção, mas também onde as relações de poder e exploração se manifestam na sociedade capitalista. Num novo ambiente trabalhista, forjado pela globalização e pela modernização, as indústrias e as empresas forçam, cada vez mais, o seu ritmo de atividades na luta pelo lucro em menos tempo. É neste contexto que surge o fenômeno do assédio moral no ambiente profissional. Verifica-se que este fenômeno traz prejuízos não só às vítimas, mas ao próprio órgão público ou empresa e à sociedade como um todo. Desse modo, pretende-se com este estudo alertar para a importância do tema em questão, provocando a reflexão e conscientização de todos os sujeitos envolvidos neste processo. A pesquisa envolve um estudo multidisciplinar, por meio da técnica de pesquisa bibliográfica, análise de bibliografia e da posição jurisprudencial brasileira, ideias e solução para os problemas levantados. Será comprovado que o conhecimento é a arma mais poderosa na luta contra essa terrível mazela social.
Downloads
Referências
ALKIMIN, Maria Aparecida. Assédio Moral na relação de emprego. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2006.
BARRETO, Margarida Maria Silveira. Uma Jornada de Humilhações. São Paulo: PUC, 2000.
CALVO, Adriana. Manual de direito do trabalho. 5. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
CARDOSO, C. F. S. O Trabalho Compulsório Na Antigüidade. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
DEJOURS, C. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.
DURKHEIM, Émile. A Divisão do Trabalho na Sociedade. Trad. WD Halls, introdução. Lewis A. Coser. Nova York: Imprensa Livre, 1997.
FERREIRA, Hádassa Dolores Bonilha. Assédio Moral nas Relações de Trabalho. Campinas: Russell Editores, 2004.
FERREIRA, Hádassa Dolores Bonilha. Assédio Moral nas relações de trabalho. 2. ed. Campinas. Russel Editores. 2010.
HIRIGOYEN, Marie-Fance. Mal-Estar no Trabalho: Redefinindo o Assédio Moral. Tradução de Rejane Janowitzer. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
HIRIGOYEN, Marie-France. Assédio moral: a violência perversa no cotidiano. Tradução de Maria Helena Kühner. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
LEYMAN, Heinz. Mobbing. Paris: Seuil, 1996.
MENEZES, Cláudio Armando Couce. Assédio Moral e seus efeitos jurídicos. São Paulo: LTr, 2004.
NASCIMENTO, Amauri Mascaro; MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva. História do Trabalho, do Direito do Trabalho da Justiça do Trabalho. São Paulo: LTR, 1998.
NASCIMENTO, Sônia A. C. Mascaro. O assédio moral no ambiente do trabalho. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 371, 13 jul. 2004. Disponível em: http://jus.uol.com.br/revista/texto/5433. Acesso em: 30 out. 2023.
NOGUEIRA. In: FERREIRA, Hádassa Dolores Bonilha. Assédio moral nas relações de trabalho. Campinas: Russell, 2004.
RESENDE, Ricardo. Direito do trabalho. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2020.
SALVADOR, Luiz. Assédio moral. [S. l.: s. n.], 2004. p. 2. Disponível em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=3326. Acesso em: 30 out. 2023.
SCARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria dos Advogados, 2002.
SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Tradução Marcus Santarrita. 16. ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.
SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. Trad. Luiz João Baraúna. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
TEPEDINO, Gustavo. Temas de Direito Civil, 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.
THOME, Candy Florêncio. O assédio moral nas relações de emprego. São Paulo: LTr, 2008
UNIÃO EUROPEIA. Doc. 1564/2/01 PT, parecer aprovado em 11 de novembro de 2001. Disponível em: http://www.osha.europa.eu/pt. Acesso em: 30 out. 2023.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1967.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.