UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO GEOMÉTRICO NO ENSINO MÉDIO À LUZ DO MODELO DE VAN HIELE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE MOJU/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4772

Palavras-chave:

Ensino de Geometria. Plano Cartesiano. Pensamento Geométrico. Teoria de Van Hiele.

Resumo

Essa pesquisa buscou identificar o nível de compreensão dos alunos de uma turma de 3ª Série do Ensino Médio no conteúdo de plano cartesiano, à luz da Teoria de Van Hiele. A metodologia usada foi a Revisão Integrativa, sendo caracterizada como qualitativa, de modo que os dados obtidos foram extraídos do meio digital e da aplicação de um teste contendo 5 questões. O estudo contou com a participação de 21 alunos da turma de 3ª Série do Ensino Médio de uma escola pública do Ensino Médio. Os resultados mostraram indícios de que o processo de ensino e aprendizagem em Geometria Analítica está defasado, pois, nenhum dos alunos se demonstraram com o Pensamento Geométrico desenvolvido para o Conteúdo de Plano Cartesiano. Os resultados apontaram que as dificuldades encontradas pelos alunos em tal conteúdo se devem ao mal domínio de conceitos básicos da Matemática, que não foram bem compreendidas pelos discentes nas séries anteriores, e às questões relacionadas à leitura e compreensão textual que é essencial para o desenvolvimento dos alunos nos cinco níveis.

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Biografia do Autor

Daniel Matias Santos

UEPA - Universidade do Estado do Pará.

Jackson Euller Viana Cruz

UEPA - Universidade do Estado do Pará.

Márcio José Silva

UEPA -Universidade do Estado do Pará.      

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Publicado

24/01/2024

Como Citar

Matias Santos, D., Viana Cruz, J. E., & José Silva, M. (2024). UM ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO GEOMÉTRICO NO ENSINO MÉDIO À LUZ DO MODELO DE VAN HIELE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE MOJU/PA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e514772. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.4772