COMO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA TRAÇA O FUTURO DE PESSOAS BEM-SUCEDIDAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.4811

Palavras-chave:

Dinheiro, Sucesso na vida, Administração Financeira, Controle Financeiro, Educação Infantil

Resumo

Num país onde as práticas de educação financeira não fazem parte da realidade da população, os meios de comunicação exploram as vulnerabilidades das crianças para atrair novos consumidores, o que é compreensível em um mundo capitalista. A forma como os pais se posicionam sobre esta questão em relação aos seus filhos faz uma enorme diferença no desenvolvimento do conhecimento da educação financeira e crítica dessa criança. As escolas por sua vez, falham no processo de ensino sobre a educação financeira, não trazendo para as aulas assuntos financeiros de maneira atualizada e lúdica aos alunos, desde os primeiros anos de ensinamento, assunto esse garantido por lei através da pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O principal objetivo dessa pesquisa é entender o nível de conhecimento que os indivíduos têm em relação à educação financeira, tendo como forma específica quantificar esse conhecimento e dosar a visão em relação à necessidade de abordar esse assunto desde a educação infantil. A construção da escrita baseia-se em métodos lógicos e científicos e de uma pesquisa quantitativa e qualitativa através de uma amostragem com a população adulta sobre o conhecimento de sua vida financeira e limitações. Para tanto, valeu-se do levantamento de obras publicadas, constituídas de livros, revistas, periódicos, artigos científicos e trabalhos acadêmicos, todos encontrados em bibliotecas virtuais como SciELO e Google Scholar.

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Referências

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Publicado

17/04/2024

Como Citar

Guiraldelli Barbosa, V., Vitorino Zarpelão, E., Roberta de Souza Nogueira, H., Vitor Vieira Blanco , J., Cesar Belai, J., Ferreira Silva, K., … Rille Bonfim Gamas, S. (2024). COMO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA TRAÇA O FUTURO DE PESSOAS BEM-SUCEDIDAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e544811. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.4811