COMO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA TRAÇA O FUTURO DE PESSOAS BEM-SUCEDIDAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.4811Palavras-chave:
Dinheiro, Sucesso na vida, Administração Financeira, Controle Financeiro, Educação InfantilResumo
Num país onde as práticas de educação financeira não fazem parte da realidade da população, os meios de comunicação exploram as vulnerabilidades das crianças para atrair novos consumidores, o que é compreensível em um mundo capitalista. A forma como os pais se posicionam sobre esta questão em relação aos seus filhos faz uma enorme diferença no desenvolvimento do conhecimento da educação financeira e crítica dessa criança. As escolas por sua vez, falham no processo de ensino sobre a educação financeira, não trazendo para as aulas assuntos financeiros de maneira atualizada e lúdica aos alunos, desde os primeiros anos de ensinamento, assunto esse garantido por lei através da pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. O principal objetivo dessa pesquisa é entender o nível de conhecimento que os indivíduos têm em relação à educação financeira, tendo como forma específica quantificar esse conhecimento e dosar a visão em relação à necessidade de abordar esse assunto desde a educação infantil. A construção da escrita baseia-se em métodos lógicos e científicos e de uma pesquisa quantitativa e qualitativa através de uma amostragem com a população adulta sobre o conhecimento de sua vida financeira e limitações. Para tanto, valeu-se do levantamento de obras publicadas, constituídas de livros, revistas, periódicos, artigos científicos e trabalhos acadêmicos, todos encontrados em bibliotecas virtuais como SciELO e Google Scholar.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF, dispõe sobre a sua gestão e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 2010. Seção 1, p. 7 - 8.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
CADERNO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA GESTÃO DE FINANÇAS PESSOAIS. Gestão de Finanças Pessoais, comentários da OCDE (Conteúdo Básico). [S. l.]: Banco Central do Brasil – Departamento de Educação Financeira. Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania, 2005. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando_do_seu_dinheiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pdf. Acesso em: 24 ago. 2023.
FERREIRA, Juliana Cezario. A importância da educação financeira pessoal para a qualidade de vida. Caderno de Administração - Revista do Departamento de Administração da FEA, p 1 – 17, 2017. ISSN 1414-7394.
GADOTTI, Moacir. Educação e Poder. São Paulo: Cortez, 1998.
KIOYOSAKI, Robert T.; LECHTER, S. L. Pai Rico, pai pobre: o que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro. 66 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
NEGRI, A. L. L. Educação Financeira para o Ensino Médio da Rede Pública: uma proposta inovadora. 2010. Dissertação (Mestrado em educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, Americana, 2010.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.