JOGO DE DOMINÓ COMO ALTERNATIVA DE ENSINO NA ABORDAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.4924

Palavras-chave:

Educação matemática, Quatro operações, Alternativas de ensino

Resumo

O estudo da matemática, por meio da alternativa de ensino através dos jogos, é de suma importância para o desenvolvimento do aluno. Além de proporcionar um ambiente de ensino e a aprendizagem, o aluno é capaz de desenvolver maior interesse pela matemática. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração do jogo do dominó como alternativa de ensino para a abordagem das quatro operações fundamentais. O levantamento de dados constituiu na aplicação de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para 20 participantes da pesquisa do 6° ano do Ensino Fundamental de uma rede pública, do Município de Moju-PA, com o propósito de averiguar o conhecimento prévio sobre a temática. Com os dados coletados, foi perceptível que a maioria, (52%) dos participantes, possuíam algum tipo de dificuldade em relação à temática. Portanto, por meio da pesquisa realizada, pôde ser executada com êxito a alternativa de ensino, a fim de facilitar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem das quatro operações fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tharlon Oliveira dos Reis

Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Eusom Passos Lima

Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Referências

ARAÚJO; Gemma Lucia Dubac de et al. Oficina brincar e educar: jogos matemáticos. Universidade Federal de Viçosa, DMA-UFV, Viçosa – MG, 2009.

BESSA, K. P. Dificuldades de aprendizagem em matemática na percepção de professores e alunos do ensino fundamental. Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2007.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/imagens/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: fev. 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Introdução, Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRENELLI, Rosely Palermo. O Jogo como espaço de pensar: a construção de noções lógicas e aritméticas. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BRITO, Leonardo Lira de; FARIAS Elionora Ramos. O uso de dominó como recurso didático para o ensino das quatro operações fundamentais: uma experiência com alunos do 6° ano no museu vivo de ciência. In: II CONEDU, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2015/TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID585_18082015210457.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.

CARDOSO, Valdinei Cezar. A utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, v. 21, n. 33, 31 ago. 2021. Disponível em: https://educacaopublicacecierj.edu.br/artigos/21/33/a-utilizacao-do-dominó-como-recurso-para-o-ensino-das-quatro-operacoes-para-uma-turma-osextoanodoensinofundamental. Acesso em: 10 jan. 2023.

CUNHA, Jussileno Souza; SILVA, José Adegerson Victor. A importância das atividades lúdicas no ensino da matemática. In: III EIEMAT, agosto de 2012. Disponível em: http://w3.ufsm.br/ceem/eiemat/Anais/arquivos/RE/RE_Cunha_Jussileno. Acesso em: 05 abr. 2023.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.

LIMA, E. L. Sobre o ensino da matemática. Revista do Professor de Matemática, n. 28, 1995.

LUZ, Jair Martins da; SOUSA, Rogério Pereira de; MELO, Ramásio Ferreira de. Lúdico na educação básica: o uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem. In: VII ENALIC, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/enalic/2018/443-53562-30112018-083432.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

MOREIRA, J. C. A. Os jogos no ensino da matemática: atividades envolvendo jogos matemáticos no ensino de frações para alunos nas series finais do Ensino Fundamental. 2014. 64f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual de Goiás, Jussara, 2014.

NEGRINE Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Propil 1994.

PACHECO, Marina Buzin; ANDREIS, Greice da Silva Lorrenzzetti. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3° ano do ensino médico. Rev. Princípia, João Pessoa, 2018. DOI: https://doi.org/10.18265/1517-03062015v1n38p105-119

PIAGET, Jean. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

Downloads

Publicado

13/04/2024

Como Citar

Oliveira dos Reis, T., & Passos Lima, E. (2024). JOGO DE DOMINÓ COMO ALTERNATIVA DE ENSINO NA ABORDAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(4), e544924. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i4.4924