MARKETING INTERNACIONAL E SUA RELAÇÃO COM O COMPORTAMENTO DOS CLIENTES INTERNOS DAS EMPRESAS

Autores

  • Juvenal Laurinda da Silva Chadreque

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4931

Palavras-chave:

Marketing Internacional, Cliente Interno, Endomarketing, Colaboradores.

Resumo

A batalha diária entre as empresas é a busca pelo sucesso, e estas sempre sonharam em serem reconhecidas por parte dos mercados internacional e global, caso este, que alertou aos empresários a não esquecer que o sucesso das empresas vem do seu ambiente interno. A internacionalização é uma das respostas empresariais ao desafio da globalização e exige que a empresa reúna competências únicas, que a possibilitem diferenciar-se no mercado alvo, de modo que seja competitiva. Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre a importância do endomarketing como ferramenta de gestão para manter motivado e conquistar o cliente interno. Para isto, tornou-se necessário uma pesquisa bibliográfica em torno dos temas: comunicação interna, marketing interno e o próprio endomarketing, erroneamente utilizados como sinônimos. Apresentam-se as principais diferenças entre eles no que se refere ao foco, a visão e os objetivos de cada um. No entanto o endomarketing é a única estratégia de gestão que visa o cliente interno, fazendo-o merecedor de todos os esforços no intuito de conquistá-lo e motivá-lo. Este artigo sugere ações de melhoria no endomarketing, assim como ações de relacionamento e motivação da equipe de colaboradores, que conduzam à satisfação do cliente final, isto tudo no contexto nacional, internacional e global.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juvenal Laurinda da Silva Chadreque

    Doutorado em Gestão de Empresas, na Universidade São Tomás de Moçambique – USTM; Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, pela Universidade Politécnica A Politécnica; Mestre em Aviação e Gestão Aeroespacial – National Aviation University – Ukraine;  Especialista em Ciências Militares – Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armado Emílio Guebuza” – ISEDEF; Licenciado em Ciências Militares na Especialidade De Piloto Aviador (Academia Militar “MARECHAL SAMORA MACHEL”).

Referências

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p 265-274, 2006.

CHADREQUE, J. L. S. Qualidade de Vida no Trabalho: Economia centrada no homem, fator de aumento de produtividade e desenvolvimento. Latvia: Novas Edições Académicas, 2019.

CZINKOTA, M. R.; RONKAINEN, I. A. Global Marketing. Fort Worth: Dryden, 1995.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

HELD, D.; ANTHONY M. et al. Global Transformations: Politics, Economics and Culture, Cambridge: Polity Press, 1999.

KOTABE, M.; HELSEN, K. Administração de Marketing Global. São Paulo: Atlas, 2000.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2006.

LAS CASAS, A. L. Excelência em Atendimento ao Cliente: Atendimento e serviço ao cliente como fator estratégico e diferencial competitivo. São Paulo: M. Books, 2012.

PORTER, M. E. A Vantagem Competitiva das Nações. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1993. p. 897.

RICHERS, R. Marketing, uma visão brasileira. São Paulo: Negócio Editora, 2002.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie; CRISTÓVÃO, D. A.; JOEL, F. G. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, p. 03, jul. 2009.

SPILLER, E. S.; PLÁ, D.; LUZ, J. F.; DE SÁ, P. R. G. Gestão de Serviços e Marketing Interno. 4. ed. Rio de janeiro: FGV, 2011.

TERPSTRA, V.; SARATHY, R. International Marketing. 6. ed. Fort Worth: Dryden, 1994.

Downloads

Publicado

21/02/2024

Como Citar

MARKETING INTERNACIONAL E SUA RELAÇÃO COM O COMPORTAMENTO DOS CLIENTES INTERNOS DAS EMPRESAS. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(2), e524931. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4931