MARKETING INTERNACIONAL E SUA RELAÇÃO COM O COMPORTAMENTO DOS CLIENTES INTERNOS DAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4931Palavras-chave:
Marketing Internacional, Cliente Interno, Endomarketing, Colaboradores.Resumo
A batalha diária entre as empresas é a busca pelo sucesso, e estas sempre sonharam em serem reconhecidas por parte dos mercados internacional e global, caso este, que alertou aos empresários a não esquecer que o sucesso das empresas vem do seu ambiente interno. A internacionalização é uma das respostas empresariais ao desafio da globalização e exige que a empresa reúna competências únicas, que a possibilitem diferenciar-se no mercado alvo, de modo que seja competitiva. Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre a importância do endomarketing como ferramenta de gestão para manter motivado e conquistar o cliente interno. Para isto, tornou-se necessário uma pesquisa bibliográfica em torno dos temas: comunicação interna, marketing interno e o próprio endomarketing, erroneamente utilizados como sinônimos. Apresentam-se as principais diferenças entre eles no que se refere ao foco, a visão e os objetivos de cada um. No entanto o endomarketing é a única estratégia de gestão que visa o cliente interno, fazendo-o merecedor de todos os esforços no intuito de conquistá-lo e motivá-lo. Este artigo sugere ações de melhoria no endomarketing, assim como ações de relacionamento e motivação da equipe de colaboradores, que conduzam à satisfação do cliente final, isto tudo no contexto nacional, internacional e global.
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