MARKETING INTERNACIONAL E SUA RELAÇÃO COM O COMPORTAMENTO DOS CLIENTES INTERNOS DAS EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i2.4931Palavras-chave:
Marketing Internacional, Cliente Interno, Endomarketing, Colaboradores.Resumo
A batalha diária entre as empresas é a busca pelo sucesso, e estas sempre sonharam em serem reconhecidas por parte dos mercados internacional e global, caso este, que alertou aos empresários a não esquecer que o sucesso das empresas vem do seu ambiente interno. A internacionalização é uma das respostas empresariais ao desafio da globalização e exige que a empresa reúna competências únicas, que a possibilitem diferenciar-se no mercado alvo, de modo que seja competitiva. Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre a importância do endomarketing como ferramenta de gestão para manter motivado e conquistar o cliente interno. Para isto, tornou-se necessário uma pesquisa bibliográfica em torno dos temas: comunicação interna, marketing interno e o próprio endomarketing, erroneamente utilizados como sinônimos. Apresentam-se as principais diferenças entre eles no que se refere ao foco, a visão e os objetivos de cada um. No entanto o endomarketing é a única estratégia de gestão que visa o cliente interno, fazendo-o merecedor de todos os esforços no intuito de conquistá-lo e motivá-lo. Este artigo sugere ações de melhoria no endomarketing, assim como ações de relacionamento e motivação da equipe de colaboradores, que conduzam à satisfação do cliente final, isto tudo no contexto nacional, internacional e global.
Downloads
Referências
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p 265-274, 2006.
CHADREQUE, J. L. S. Qualidade de Vida no Trabalho: Economia centrada no homem, fator de aumento de produtividade e desenvolvimento. Latvia: Novas Edições Académicas, 2019.
CZINKOTA, M. R.; RONKAINEN, I. A. Global Marketing. Fort Worth: Dryden, 1995.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
HELD, D.; ANTHONY M. et al. Global Transformations: Politics, Economics and Culture, Cambridge: Polity Press, 1999.
KOTABE, M.; HELSEN, K. Administração de Marketing Global. São Paulo: Atlas, 2000.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2006.
LAS CASAS, A. L. Excelência em Atendimento ao Cliente: Atendimento e serviço ao cliente como fator estratégico e diferencial competitivo. São Paulo: M. Books, 2012.
PORTER, M. E. A Vantagem Competitiva das Nações. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1993. p. 897.
RICHERS, R. Marketing, uma visão brasileira. São Paulo: Negócio Editora, 2002.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; CRISTÓVÃO, D. A.; JOEL, F. G. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, p. 03, jul. 2009.
SPILLER, E. S.; PLÁ, D.; LUZ, J. F.; DE SÁ, P. R. G. Gestão de Serviços e Marketing Interno. 4. ed. Rio de janeiro: FGV, 2011.
TERPSTRA, V.; SARATHY, R. International Marketing. 6. ed. Fort Worth: Dryden, 1994.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.