DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Wanderson Alves Ribeiro EEACC/UFF https://orcid.org/0000-0001-8655-3789
  • Bruna Porath Azevedo Fassarella
  • Keila do Carmo Neves
  • Lilian Laine da Conceição
  • Denilson da Silva Evangelista
  • Leonardo Michel Corrêa de Barros
  • George de Souza Rezende
  • Thiago Moreira das Virgens
  • Vinícius Santos Braz da Cunha
  • Greyce Kelly Souza Motta Alcoforado
  • Jeane Marques Cunha Tavares

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.495

Palavras-chave:

COVID – 19; Educação Superior; Pandemia.

Resumo

A pandemia por Covid-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. O coronavírus denominado SARS-CoV-2 tem seu processo de transmissão de pessoa para pessoa, que se dá por meio da autoinoculação do vírus em membranas mucosas, sendo o isolamento social sua principal estratégia de prevenção. O ministério da saúde, em 19 de março de 2020 se pronunciou autorizando substituição das aulas presenciais por aulas que utilizem instrumentos tecnológicos de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa que objetivou em identificar os principiais desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e consequentemente, descrever as estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Assim a revisão foi realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e Google Acadêmico, no período de outubro de 2020, com as palavras-chave: COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. Foram localizados 52 artigos, realizado leitura flutuante, selecionado 22 e apenas 14 artigos atendiam a proposto a relacionado à temática do estudo. Os artigos foram analisados segundo os passos da análise temática de Bandin e evidenciaram duas categorias: Desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e Estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Por fim, o estudo evidenciou, através da revisão de literatura, a grande dificuldade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Alves Ribeiro, EEACC/UFF

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pela Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) da Universidade federal Fluminense (UFF); Docentes dos cursos de graduação e pós-graduação graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). Acadêmico em Medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG)

Downloads

Publicado

29/07/2021

Como Citar

Alves Ribeiro, W., Bruna Porath Azevedo Fassarella, Keila do Carmo Neves, Lilian Laine da Conceição, Denilson da Silva Evangelista, Leonardo Michel Corrêa de Barros, George de Souza Rezende, Thiago Moreira das Virgens, Vinícius Santos Braz da Cunha, Greyce Kelly Souza Motta Alcoforado, & Jeane Marques Cunha Tavares. (2021). DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26495. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.495