DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Wanderson Alves Ribeiro EEACC/UFF https://orcid.org/0000-0001-8655-3789
  • Bruna Porath Azevedo Fassarella
  • Keila do Carmo Neves
  • Lilian Laine da Conceição
  • Denilson da Silva Evangelista
  • Leonardo Michel Corrêa de Barros
  • George de Souza Rezende
  • Thiago Moreira das Virgens
  • Vinícius Santos Braz da Cunha
  • Greyce Kelly Souza Motta Alcoforado
  • Jeane Marques Cunha Tavares

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.495

Palavras-chave:

COVID – 19; Educação Superior; Pandemia.

Resumo

A pandemia por Covid-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. O coronavírus denominado SARS-CoV-2 tem seu processo de transmissão de pessoa para pessoa, que se dá por meio da autoinoculação do vírus em membranas mucosas, sendo o isolamento social sua principal estratégia de prevenção. O ministério da saúde, em 19 de março de 2020 se pronunciou autorizando substituição das aulas presenciais por aulas que utilizem instrumentos tecnológicos de comunicação. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa que objetivou em identificar os principiais desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e consequentemente, descrever as estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Assim a revisão foi realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e Google Acadêmico, no período de outubro de 2020, com as palavras-chave: COVID – 19; Educação Superior; Pandemia. Foram localizados 52 artigos, realizado leitura flutuante, selecionado 22 e apenas 14 artigos atendiam a proposto a relacionado à temática do estudo. Os artigos foram analisados segundo os passos da análise temática de Bandin e evidenciaram duas categorias: Desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e Estratégias metodológicas frente processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Por fim, o estudo evidenciou, através da revisão de literatura, a grande dificuldade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wanderson Alves Ribeiro, EEACC/UFF

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pela Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) da Universidade federal Fluminense (UFF); Docentes dos cursos de graduação e pós-graduação graduação em enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). Acadêmico em Medicina pela Universidade Iguaçu (UNIG)

Downloads

Publicado

29/07/2021

Como Citar

Alves Ribeiro, W., Bruna Porath Azevedo Fassarella, Keila do Carmo Neves, Lilian Laine da Conceição, Denilson da Silva Evangelista, Leonardo Michel Corrêa de Barros, … Jeane Marques Cunha Tavares. (2021). DESAFIOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO DE LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26495. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.495