REFLEXO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.498

Palavras-chave:

Covid-19; Isolamento social; Comportamento, Terapia Ocupacional

Resumo

A COVID-19, doença provocada pelo SARS-CoV-2, surgiu na China em dezembro de 2019 e se espalhou rapidamente por todo o mundo. Obrigando aos países a tomarem diversas medidas de controle e prevenção à doença. O mais adotado foi o distanciamento social, com consequentemente a interrupção de quase todas as atividades, inclusive as aulas presenciais, que fez a escola reinventar a maneira de ensinar a distância. Objetivo: Identificar, a partir das respostas provenientes do formulário de pesquisa aspectos relacionados ao comportamento dos adolescentes, que se sintam afetados emocionalmente durante o isolamento social. Metodologia: Trata-se de estudo exploratório descritivo, longitudinal realizado a partir de um questionário com trinta perguntas fechadas, onde serão mantidos o anonimato dos praticantes. O público alvo foram os alunos dos cursos técnico de administração e química de uma instituição pública federal do município de São Gonçalo. A pesquisa foi divulgada via internet, por meio de aplicativos e redes sociais. As dimensões avaliadas levaram em consideração: fatores sociodemográficos e da saúde emocional. Resultado: Verificou-se que a pandemia e as medidas sanitárias adotadas para controlar a contaminação acarretaram problemas de saúde mental nos alunos, pois os mesmos têm vivenciado de forma negativa essas medidas e o fechamento das escolas. Além de favorecer a ocorrência de violências ou comportamentos agressivos no contexto doméstico, acarretou depressão, diminuição das atividades físicas, alteração nos relacionamentos. Conclusão: Os resultados sugerem que a situação de pandemia pode ser considerada um determinante que afeta diferentes dimensões sociais e emocionais dos adolescentes

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Biografia do Autor

  • Thaynan Silva Santos, IFRJ

    Possui ensino médio pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro(2014). Graduando de Terapia Ocupacional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) bolsista de Iniciação Científica do CNPq pelo projeto em andamento com ênfase em Educação, Violência escolar.

  • Noelle Silva Pedroza, UFRJ

    Graduação em Terapia Ocupacional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2016), e formação em Técnico em enfermagem pelo curso técnico profissionalizante da Faculdade Bezerra de Araújo (2009). Atualmente mestranda (estágio probatório) do Programa de Pós Graduação em Clinica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Claudia Donelate

    Possui graduação em Administração pela Universidade Gama Filho (1990) e Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (2004). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Tecnologias Sociais do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica, Pesquisa e Desenvolvimento, com ênfase em gerenciamento de projetos

  • Angela Maria Bittencourt Fernandes da Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro

    Instituto Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

29/07/2021

Como Citar

REFLEXO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26498. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.498