REFLEXO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.498Palavras-chave:
Covid-19; Isolamento social; Comportamento, Terapia OcupacionalResumo
A COVID-19, doença provocada pelo SARS-CoV-2, surgiu na China em dezembro de 2019 e se espalhou rapidamente por todo o mundo. Obrigando aos países a tomarem diversas medidas de controle e prevenção à doença. O mais adotado foi o distanciamento social, com consequentemente a interrupção de quase todas as atividades, inclusive as aulas presenciais, que fez a escola reinventar a maneira de ensinar a distância. Objetivo: Identificar, a partir das respostas provenientes do formulário de pesquisa aspectos relacionados ao comportamento dos adolescentes, que se sintam afetados emocionalmente durante o isolamento social. Metodologia: Trata-se de estudo exploratório descritivo, longitudinal realizado a partir de um questionário com trinta perguntas fechadas, onde serão mantidos o anonimato dos praticantes. O público alvo foram os alunos dos cursos técnico de administração e química de uma instituição pública federal do município de São Gonçalo. A pesquisa foi divulgada via internet, por meio de aplicativos e redes sociais. As dimensões avaliadas levaram em consideração: fatores sociodemográficos e da saúde emocional. Resultado: Verificou-se que a pandemia e as medidas sanitárias adotadas para controlar a contaminação acarretaram problemas de saúde mental nos alunos, pois os mesmos têm vivenciado de forma negativa essas medidas e o fechamento das escolas. Além de favorecer a ocorrência de violências ou comportamentos agressivos no contexto doméstico, acarretou depressão, diminuição das atividades físicas, alteração nos relacionamentos. Conclusão: Os resultados sugerem que a situação de pandemia pode ser considerada um determinante que afeta diferentes dimensões sociais e emocionais dos adolescentes
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