ABORDAGEM DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA DO TRANSTORNO BIPOLAR ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5057Palavras-chave:
Transtorno bipolar. Crianças. Adolescentes. Diagnóstico, Tratamento.Resumo
O transtorno bipolar em crianças é uma condição psiquiátrica caracterizada por alterações que incluem episódios de mania, hipomania, depressão. Alternativas avançadas de terapia farmacológicas têm revolucionado o manejo do transtorno. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica abrangente das estratégias diagnósticas e terapêuticas aplicadas no transtorno bipolar entre crianças e jovens. Métodos: Foram escolhidos artigos originais e revisões sistemáticas publicadas entre 2003 e 2024, com critérios de inclusão e exclusão próprios, por meio de buscas em bases, como PubMed, Scielo e Scopus. Resultado e discussões: O diagnóstico pediátrico avançou nas últimas décadas, principalmente as alterações morfológicas em amigdala. Contudo, há considerações específicas, como a distinção entre humor expansivo e irritabilidade. O tratamento frequentemente se baseia em lítio ou antipsicóticos atípicos, com destaque para a importância do início precoce da terapia com lítio. Além do papel multidisciplinar, principalmente por meio da TCC, desempenha um papel essencial na prevenção de recaídas e na gestão dos episódios agudos de humor em crianças com transtorno bipolar. Conclusão: Apesar dos avanços, é vital aprimorar a abordagem diagnóstica para distingui-lo de outros distúrbios. A complexidade dos sintomas exige uma terapia individualizada, envolvendo tratamento medicamentoso e psicossocial. Investimentos em pesquisa clínica são necessários para melhorar o prognóstico e reduzir complicações a longo prazo.
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