ABORDAGEM DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA DO TRANSTORNO BIPOLAR ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5057

Palavras-chave:

Transtorno bipolar. Crianças. Adolescentes. Diagnóstico, Tratamento.

Resumo

O transtorno bipolar em crianças é uma condição psiquiátrica caracterizada por alterações que incluem episódios de mania, hipomania, depressão. Alternativas avançadas de terapia farmacológicas têm revolucionado o manejo do transtorno. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica abrangente das estratégias diagnósticas e terapêuticas aplicadas no transtorno bipolar entre crianças e jovens. Métodos: Foram escolhidos artigos originais e revisões sistemáticas publicadas entre 2003 e 2024, com critérios de inclusão e exclusão próprios, por meio de buscas em bases, como PubMed, Scielo e Scopus. Resultado e discussões: O diagnóstico pediátrico avançou nas últimas décadas, principalmente as alterações morfológicas em amigdala. Contudo, há considerações específicas, como a distinção entre humor expansivo e irritabilidade. O tratamento frequentemente se baseia em lítio ou antipsicóticos atípicos, com destaque para a importância do início precoce da terapia com lítio. Além do papel multidisciplinar, principalmente por meio da TCC, desempenha um papel essencial na prevenção de recaídas e na gestão dos episódios agudos de humor em crianças com transtorno bipolar. Conclusão: Apesar dos avanços, é vital aprimorar a abordagem diagnóstica para distingui-lo de outros distúrbios. A complexidade dos sintomas exige uma terapia individualizada, envolvendo tratamento medicamentoso e psicossocial. Investimentos em pesquisa clínica são necessários para melhorar o prognóstico e reduzir complicações a longo prazo.

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Biografia do Autor

Paulo Vytor Cardoso Nobre

Universidade Federal de Alagoas.

Ana Carolina Pinto Leite Freire

Universidade Tiradentes.

Daniel Oliveira Mendonça

Universidade Federal de Alagoas.

Mateus Souza Xavier

Universidade Federal de Alagoas.

Mauro Alexandre Caixeta

Universidade Federal de Alagoas.

Marcos Antônio Gomes de Oliveira

Universidade Tiradentes.

Morgan da Silva Peixoto

Universidade Federal de Alagoas.

Pedro Henrique Costa de Oliveira

Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

25/03/2024

Como Citar

Vytor Cardoso Nobre, P., Carolina Pinto Leite Freire, A., Oliveira Mendonça , D., Souza Xavier, M., Alexandre Caixeta, M., Antônio Gomes de Oliveira, M., … Henrique Costa de Oliveira, P. (2024). ABORDAGEM DIAGNÓSTICA E TERAPÊUTICA DO TRANSTORNO BIPOLAR ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e535057. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5057